Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Maratona de Matemática na educação de adultos

Participação de 4 escolas municipais

Alunos da EJA municipal participam da Maratona - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 30/10/2014 -
 Incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes. Esses foram os principais objetivos da Maratona da Matemática 2014 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

O evento envolveu alunos das escolas municipais Beatriz Silva (Barra), Cerom (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Maçom Lino Oroña (Tijuca).

“Mais uma vez, nossa equipe da EJA está de parabéns por conseguir apresentar a Matemática como ciência, como ferramenta e como linguagem construída e reconstruída a cada tempo pelo ser humano”, parabenizou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Segundo os organizadores, as equipes de Matemática e do 1º Segmento começaram a estruturar a Maratona no início desse semestre. Após vários encontros e reflexões, as avaliações foram estruturadas seguindo o modelo da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

“Os alunos participaram e fizeram a prova com atenção, discutindo as questões com os colegas. A experiência de ter participado, mais uma vez, dessa Maratona foi muito emocionante, principalmente por testemunhar os alunos empenhados e convictos de sua capacidade na resolução de cada questão”, avaliou a professora Rosane Santos Lopes, coordenadora de Matemática da EJA.

Envolvendo todos os alunos da EJA, da 1ª a 9ª etapa, nessa atividade as provas foram divididas em níveis. No 1º segmento foram elaboradas avaliações para quatro níveis, com 10 questões objetivas, sendo realizadas individualmente. No 2º segmento, as avaliações foram divididas em dois níveis, com 20 questões objetivas, podendo ser realizadas em dupla.

Sentindo-se estimulados, os alunos elogiaram o nível das questões apresentadas. “As questões exigiam muita atenção e interpretação. Mas achei a prova fácil e gostei de participar da Maratona”, disse a aluna Laudiceia Muniz dos Santos, da 6ª Etapa da Escola Municipal Maçom Lino Oroña.

“Organizamos mais um sábado letivo com uma proposta de atividade diferenciada que permitiu aos estudantes compreenderem a aplicabilidade da Matemática no dia a dia. As equipes de Matemática e as professoras do primeiro segmento estão de parabéns por mais esse excelente trabalho”, comemorou Ana Paula Mattos Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de ensino.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui