Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Dança e ginástica ao ar livre no Dia do Idoso

Eventos em praça do Alto e no Horto Municipal

Dia do Idoso com atividade física - Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 02/10/2014 -
 Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, integrantes de diversos grupos de idosos participaram de um aulão de ginástica na Praça Nilo Peçanha, no Alto. Aconteceu também, programação especial para ​festeja​r a data, com atividades desenvolvidas no Horto Municipal, localizado também no bairro do Alto.

​O aulão de ginástica​ realizad​o ​na Praça Nilo Peçanha foi coordenad​o ​pelo professor de Educação Física Luiz Lisardo, pela enfermeira Adriana Lopes e pelo fisioterapeuta Thiago Medeiros.

Lisardo destacou a vitalidade dos participantes. "Conheço pessoas de 30, 40 anos, que não têm a disposição que esses grupos possuem".

A enfermeira Adriana Lopes destacou a importância dos exercícios para a melhora da qualidade de vida dos idosos. “Essas atividades são fundamentais porque não contribuem somente para a saúde física deles, mas também para a saúde psicológica e afetiva. Nesses espaços, eles fazem amigos, se divertem e ficam integrados”.

Atividades recreativas no Horto

No Horto Municipal, cerca de 50 senhoras, integrantes dos programas de atividade física da Prefeitura, tomaram parte de diversas ações recreativas, comandadas pelos professores Jackson Lobato Barbosa e Oridinéia Francisca Fernandes, que atuam como dirigentes da Dança Sênior, no Pedrão. O grupo participou de caminhadas, brincadeiras de roda, danças típicas e relembrou histórias do tempo de infância, na roda de conversa.

Dora Assunção, 89 anos - Foto: Jeferson HermidaPara dona Dora Assunção (foto à esq.) o programa foi uma diversão e o lugar escolhido não podia ser melhor. “Estou muito feliz em fazer parte deste encontro. O lugar é lindo, bem cuidado, cheio de árvores e flores. Me sinto muito bem aqui. Estar com este grupo faz uma grande diferença para mim. A gente brinca, conversa, faz exercícios e se diverte. Não me sinto mais sozinha. Agora é só esporte e lazer”, disse sorrindo a senhora de 89 anos.

O Dia do Idoso foi instituído pelo Estatuto da Terceira Idade (Lei nº 10.741, de 2003). A legislação, que garante os direitos das pessoas mais velhas no país, é um conjunto de 118 artigos que programa um sistema de proteção social ao segmento da sociedade.

Inscrições em projetos

​Para se inscrever nos projetos basta comparecer aos locais onde as aulas acontecem, portando documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico. ​As atividades​ acontecem no Ginásio Pedrão, na Igreja Metodista Central (Rua Nilza Chiapeta Fadigas), nos CRAS (Centro​s de Referência de Assistência Social) do Alto, São Pedro, Meudon e do Barroso ou no projeto social Crescendo com Arte, na Beira Linha.​

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui