Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Projeto Agente Comunitário Escolar

Alunos de Teresópolis recebem kits da Defesa Civil

Agentes receberam kits da Defesa Civil - foto: AssCom PMT
Teresópolis, 02/10/2014 -
 A Defesa Civil de Teresópolis está preparando agentes, nas escolas do município, conscientes das ameaças de desastres e com participação em programas de redução de vulnerabilidades.

Foi realizado, em 2013, o projeto Agente Comunitário Escolar em oito escolas municipais. O projeto é promovido pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (EsDEC), subordinada à Superintendência Operacional de Defesa Civil, em parceria com a secretaria municipal de Defesa Civil e a secretaria municipal de Educação.

Ao todo, 381 alunos de oito escolas municipais participaram do projeto Agente Comunitário Escolar em 2013.

Além de Teresópolis, as cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim também contaram com a capacitação da EsDEC para redução do risco de desastres, recebendo instruções sobre Educação Ambiental; Percepção de Risco de Desastres; e Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, entre outros temas.

Durante cerimônia, foram entregues mochilas com os kits de Agente Comunitário Escolar para os alunos que, entre os meses de junho e novembro de 2013, participaram da formação oferecida pela EsDEC. No kit, além da mochila personalizada da Defesa Civil, uma lanterna de led, capa de chuva, apito e folders informativos.

Em Teresópolis, as unidades escolares escolhidas para receber o projeto estavam inseridas no contexto das UPCs (Unidades de Proteção Comunitárias). Foram elas o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Fátima), Centro Educacional Helena Paula Tavares (Fátima), Escola Municipal Sebastião Melo (Barroso), Centro Educacional Rose Dalmaso (São Pedro), Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), Escola Municipal Manoel Medeiros Sobrinho (Vale do Paraíso), Escola Municipal Sakurá (Ermitage) e Escola Municipal Dorvalino de Oliveira (Meudon).

Prevenção de desastres

A EsDEC tem como objetivo promover junto às entidades não governamentais, comunidades em risco, associações comunitárias, clubes de serviços e segmentos estudantis, noções de riscos e defesa civil. O Coronel Bombeiro Militar Luiz Emanoel Palência, representante da secretaria de Estado de Defesa Civil lembrou das fortes chuvas de 2011 e da importância desta ação formadora.

“Teresópolis é uma das cidades mais lindas do mundo e precisa ser protegida e a maior proteção está no conhecimento. O que buscamos fazer é fortalecer a preparação que o município já oferece a cidade, somando através do conhecimento e transformando esses alunos em pessoas mais proativas em termos de conduta e percepção do risco”, apontou o coronel.

"Gostaria também de lembrar que, paralelamente junto com a equipe da Secretaria de Educação, capacitamos todas as escolas com o Plano de Emergência Escolar, um importante planejamento de evacuação em caso de emergência", lembrou o secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui