Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Escolas de Teresópolis abrem Concertos de Gala

Música e canto no evento da Feso Pro Arte

Apresentação dos estudantes - foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 23/09/2014 -
  No último sábado, 20/09, as escolas municipais Lar de Isabel e Pastor Assis Cabral, se apresentaram na abertura de mais uma edição dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte.

O evento, que busca levar ao grande público um conjunto de apresentações musicais na forma de recitais de música de câmara, canto e concertos, teve como tema ‘Noite Russa’, com a apresentação principal da pianista solo Paula Da Matta.

As diretoras Fernanda Guarilha de Souza, da Escola Municipal Lar de Isabel, e Mara Lúcia Rodrigues Cerqueira, da Escola Municipal Pastor Assis Cabral, destacaram o orgulho e a importância para a autoestima dos alunos fazerem parte das apresentações dessa noite.

“Para eles é uma satisfação muito grande e um desafio. Um de nossos alunos veio nos contar a alegria dele estar aqui, já que no ano passado ele tocava ‘Cai Cai Balão’ e hoje ele iria apresentar música clássica russa e Beethoven”, apontaram as diretoras.

A apresentação das escolas da Rede Municipal foi realizada pelos alunos que frequentam as oficinas de Percussão e Canto e Coral oferecidas no Programa Mais Educação no contra turno escolar e ministradas pelos monitores Germano Ferreira e Carlos Roberto ‘Kiko’. Iniciada há 4 anos, essas oficinas desenvolvem diversas aptidões nos alunos participantes.

“Para nós, como monitores e educadores, é o resultado de uma semente plantada anos atrás, uma grande vitória estar com eles nesse palco tradicional”, destaca Kiko. “O importante também é essa iniciação musical, desenvolvendo a parte motora, rítmica e harmônica dessas crianças que despertam nesse projeto para o universo da música”, ressalta Germano.

Os Concertos de Gala mantêm a tradição da antiga Fundação Pro Arte Theodor Heuberguer, que durante os seus mais de 60 anos atuou na área da música erudita e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação visa formar novas plateias e valorizar a cultura local. As apresentações seguem um cronograma de músicas típicas de diversos países, contam com uma exposição de artes plásticas e coquetéis que visam criar uma atmosfera de integração entre o programa executado e a culinária típica.

A noite de gala contou ainda com a apresentação de piano solo da instrumentista Paula Da Matta que encantou a plateia com suas execuções de Chopin, Rachmaninoff e Prokofieff. A próxima edição dos Concertos de Gala acontece no dia 25 de outubro com o tema ‘Noite Sueca’.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui