Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Escola quer preservar memória da comunidade

Parceria com o Sobrado Histórico José Francisco Lippi


Alunos visitaram o Sobrado Histórico José Francisco Lippi - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 17/09/2014 -
  A Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, localizada no interior de Teresópolis, vem desenvolvendo atividades em parceria com o Sobrado Histórico José Francisco Lippi para resgatar, preservar e divulgar a memória da comunidade.

O resgate é feito através de atividades em museus e eventos culturais e pedagógicas, desenvolvidos em diversas etapas. Elevar a autoestima dos moradores e fortalecer os laços da escola com a comunidade também fazem parte dos objetivos do projeto.

A ação faz parte do Programa Mais Cultura nas Escolas, uma parceria dos Ministérios da Cultura e da Educação. Cada projeto selecionado recebe uma verba federal para incentivar a democratização do acesso à cultura.Foto: Marcelo Ferreira

"Nossa intenção é resgatar a história da nossa região, que não pode se perder com a chegada de novas famílias, ao contrário, neste projeto a história do início do século XX será revivida e valorizada através de vivências como o fogão à lenha, o ferro de passar roupa a carvão, colher e moer o café e diversas outras atividades que vão enriquecer o saber de nossos alunos", explica a diretora Adriana de Resende Aguiar.

O projeto ainda desenvolverá atividades pedagógicas na própria escola, visitação a outro sítio histórico, exposição, documentário e a confecção de um livreto a respeito das descobertas realizadas durante o projeto, que será distribuído dentro da própria comunidade. Para os alunos, a riqueza de experiências tem encantado e trazido muitas novidades em seu aprender diário.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui