Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Projeto alerta estudantes sobre zoonoses

Universitários e professora do Unifeso visitam escolas


Estudantes do Unifeso no projeto - Foto: UnifesoTeresópolis, 04/09/2014 -
Um grupo de estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) coordenado pela professora Maria Leonora Veras de Melo se dedica a um projeto que visa, entre outros objetivos, transmitir a estudantes da rede pública os conhecimentos da Medicina Veterinária acerca das doenças infecciosas que envolvem os homens e os animais.

A primeira ação deste projeto aconteceu no dia 25 de agosto, com palestra realizada na Escola Municipal Manoel Medeiros, no Vale do Paraíso.

A professora Maria Leonora explicou que a iniciativa partiu do projeto de pesquisa “Zoonoses transmitidas por carrapatos, com importância médica e médica veterinária, no município de Teresópolis”, desenvolvido em 2013.

“Na ocasião nos preocupamos com o número de cães que estavam morrendo por doenças transmitidas por carrapatos, e aos estudarmos mais a fundo, verificamos que muitas delas podem ser transmitidas às pessoas. Um carrapato pode transmitir mais de uma doença, e como na região temos o risco de febre maculosa, resolvemos investigar. Verificamos nas áreas ao entorno do Campus Quinta do Paraíso a dificuldade das pessoas compreenderem o perigo das zoonoses, a falta de noções básicas de higiene, a incidência muito grande de infestações e a consequente dificuldade de controlá-las”, relatou a professora.

Com esta preocupação, o mesmo grupo que trabalhou na pesquisa resolveu transformar o projeto em atividade de extensão, abordando essas questões em colégios através de palestras, com a intenção de levantar as principais dúvidas e dificuldades com vistas à elaboração de uma cartilha a ser distribuída na Clínica-Escola de Medicina Veterinária e aos agentes de saúde das comunidades. “Hoje em dia temos que ter um bom convívio com os animais, e para isso é importante nos prevenirmos e sabermos como tratar doenças zoonóticas”, alertou a estudante Beatriz Miloski, que compõe o grupo com os colegas Ana Clara da Silva, Marília de Souza Pestana e Felipe de Souza.

Para a professora Sonia Maria Santana, que leciona Ciências na escola municipal, “tudo que vem para acrescentar ao nosso conteúdo é muito importante, e este assunto veio no momento certo para tratarmos com os alunos, inclusive vamos continuar a discutir estas questões em sala de aula”. A jovem Marielle Pereira, de 12 anos, após a palestra disse estar decidida a levar o alerta para dentro de casa. “Vou conversar com os meus pais para saber o que eles acham e como podemos nos prevenir destas doenças”, prometeu a estudante.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui