Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Reunião de mestres de capoeira da região

Evento cultural aconteceu em Teresópolis

A roda despertou o interesse do público - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 03/09/2014 -
No último sábado, 30/08, aconteceu em Teresópolis, na Casa de Cultura, uma Reunião do Conselho de Mestres de Capoeira da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Com organização do Grupo Regiangola e apoio da Secretaria de Cultura, o evento contou com a presença de diversos mestres da cidade e de outros municípios, contramestres, professores e capoeiristas da região. No mesmo dia, o grupo ainda promoveu uma roda de capoeira no centro da cidade.

O encontro teve como objetivo esclarecer e debater propostas sobre o desenvolvimento da capoeira no Estado do Rio de Janeiro, como cultura popular.


Também estiveram presentes os mestres Caroço (Reginaldo Andrade), Índio (Marcelino Costa), Sorriso (Luiz Carlos da Silva), membros do Conselho de Mestres de Capoeira da Região Serrana, e ainda os mestres Batata, Tonico, Érik, Capabrava e Cidinho, entre outros.

Após a reunião, às 18h, o grupo seguiu para o centro da cidade, onde foi realizado o lançamento da Roda da Feira, na Praça Balthasar da Silveira, despertando a atenção do público no fim da tarde. Iniciativa do Mestre Sorriso, diretor do Grupo Regiangola, com apoio da Prefeitura, o evento visa desmistificar e estimular a prática da capoeira no município. A partir de agora, a roda passará a integrar o calendário oficial de eventos da Secretaria de Cultura, com edições mensais, sempre no último sábado de cada mês, no mesmo local.

“Foi o primeiro passo para um trabalho mais amplo, em parceria com o IPHAN e apoio da Secretaria de Cultura, com o intuito de trabalhar a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial, como o é, de fato. Muito além de um esporte ou uma dança, a capoeira é uma manifestação cultural e merece destaque, com esclarecimento de sua história e estímulo à sua prática. A roda de capoeira mensal será o primeiro trabalho em conjunto neste sentido. Esperamos que, desta forma, possa ser despertada a adesão de novos adeptos à prática da capoeira”, avalia o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui