Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

CBF alerta para perigo na Granja Comary

Loteamento imobiliário pode causar deslizamento

Granja Comary - Foto: Portal Terê
Teresópolis, 03/09/2014 -
José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou alerta às autoridades e à população de Teresópolis, para o perigo de deslizamento com a instalação de um loteamento imobiliário, próximo à Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol e espaço de diversas atividades sociais, que funciona no local desde 1985.

Marin acrescentou que apoia as medidas tomadas pela Procuradoria da República e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para coibir a atividade imobiliária. Segundo ele, a obra começa a se desenvolver no morro que domina e protege a Granja Comary e seu entorno, em frente à Gleba 6, onde fica o lago que caracteriza o local.

“Trata-se de área que apresenta cobertura vegetal típica da Mata Atlântica, que já começa a ser devastada por agentes do empreendimento, sem poupar espécies em extinção”, completou.

Além de a vegetação do morro representar proteção natural contra enxurradas, Marin destacou que os efluentes de esgoto sanitário, originados do empreendimento imobiliário, terão o lago como destino final. “Por tais razões, a CBF se permite lançar um apelo público às autoridades governamentais competentes, nos três níveis [de governo], e suas agências, para que, ouvindo o aconselhamento técnico e acatando a trágica lição da experiência, impeçam a implantação do loteamento imobiliário no local”, analisou.

Prefeitura de Teresópolis

A prefeitura de Teresópolis informou em nota, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento e Projetos Especiais, que não há autorização para obras no local. Segundo a prefeitura, o terreno está em área de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual dos Três Picos. No entorno, portanto, de duas unidades de conservação nas quais as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre as unidades ambientais”.

Ainda de acordo com a prefeitura, o imóvel tem auto de embargo, lavrado no dia 30 de janeiro de 2014 pela fiscalização ambiental do município, referente à remoção de vegetação na época da averiguação local. A administração municipal esclareceu também que em julho deste ano foi protocolado, na Secretaria Municipal de Planejamento, “um processo de desmembramento e remembramento do terreno, que se encontra em exigência. Entretanto, não foi protocolado nenhum processo relativo a construções civis”.

A fiscalização ambiental da prefeitura esteve no local, na manhã dessa terça, 02/09, e verificou que atualmente não há nenhuma atividade de desmatamento ou de construção na referida área, e que a mata permanece intacta. “A prefeitura de Teresópolis está atenta e realizando o seu trabalho de fiscalizar e fazer cumprir a legislação ambiental”, conclui a nota.

Portal Terê com informações da Agência Brasil
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui