Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Estado volta a limpar rios em Teresópolis

'Limpa Rio" quer desassorear rios até outubro


Limpeza do Rio Meudon, em frente à UPA - Foto: Davi AlmadaTeresópolis, 27/08/2014 -
  Foi retomado nesta terça, 26/08, em Teresópolis, o ‘Limpa Rio’, programa do Governo do Estado de desassoreamento e limpeza de corpos hídricos. O trabalho deve acabar até outubro, início da temporada de chuvas.

A cargo do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, o programa beneficiou recentemente o Rio Paquequer, no centro da cidade, e também os cursos d’água que cortam Posse, Campo Grande, Caleme e região.

Na etapa atual, a ação preventiva tem início pelo Rio Meudon, na altura da UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Nathan Garcia Leitão, no Bom Retiro, e será levada aos bairros Pimenteiras e Fischer. A proposta é aumentar a capacidade de vazão da água na temporada de chuva, evitando transbordamento e diminuindo a probabilidade de cheias.

“Nesta fase, a Prefeitura definiu com o INEA os trechos dos rios que ainda não foram desassoreados para receber a limpeza. Depois, faremos uma revisão dos outros locais já atendidos para ver a necessidade do retorno do serviço, como a Ilha do Caxangá, no Alto, e o centro da cidade. O objetivo é chegarmos em outubro com os rios limpos para receber o volume de água do verão”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.

Inicialmente, frente de trabalho da Prefeitura faz a limpeza da faixa marginal de proteção, para que equipe do INEA atue com máquina na retirada do excesso de resíduos do leito do rio. “Recentemente fizemos o plantio de mudas na margem do Rio Meudon, em frente à UPA, e para que a máquina não estrague as plantas, elas estão sendo replantadas no lado oposto, para que nenhuma se perca. Depois da limpeza do rio naquele trecho, as mudas voltarão para o lugar onde estavam”, esclareceu De Mello.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui