Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Vacinação contra Hepatite A em Teresópolis

Confira os locais na cidade e no interior

Vacinação - Imagem meramente ilustrativa
Teresópolis, 19/08/2014 -
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis inicia na segunda, 25/08, a vacinação contra a Hepatite A em nossa cidade. Inserida pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês, a imunização vai ser direcionada a crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias.

“As mamães devem estar atentas e aproveitar a atualização da caderneta para vacinar o bebê contra a Hepatite A. Além disso, as crianças na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que estão com o calendário em dia também devem ser levadas a um posto para que seja aplicada a vacina”, explica a chefe do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, lembrando que é necessária a apresentação da carteira de vacina.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% desse público em um ano, o que totaliza três milhões de crianças. Para atingir a meta, o Ministério da Saúde já distribuiu 1,2 milhão de doses. Teresópolis recebeu no primeiro lote 500 doses e o estoque será reposto rotineiramente.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a Hepatite A é habitualmente benigna, pode raramente apresentar uma forma grave (aguda, e fulminante), mas se agravada, pode levar à morte (2 a 7% dos casos de IHA). As crianças menores de 13 anos foram responsáveis por 68,7% dos casos confirmados e constituem o grupo etário com as maiores taxas de incidência da doença.

Hepatite A

A doença é contraída por um vírus e atinge o fígado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. Não há nenhum tratamento específico para a hepatite A. A recuperação pode ser demorada e levar semanas ou meses. A terapia e baseada no equilíbrio nutricional adequado, incluindo reposição de líquidos eliminados na diarreia e vômito.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Cidade: Unidades de Saúde de Albuquerque, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.

Interior: Unidades de Saúde de Vargem Grande, Bonsucesso, Vieira, Venda Nova, Pessegueiros e Volta do Pião.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui