Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Incentivo à amamentação em Teresópolis

Mobilização vai até o fim de agosto na cidade

Imagem ilustrativa
Teresópolis, 08/08/2014 -
Além de participar da 23ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada de 1 a 7 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu as atividades de incentivo à amamentação no município até o fim deste mês em todas as unidades de saúde.

O tema escolhido, ‘Amamentação: uma vitória para toda a vida!’, enfoca a atual contagem regressiva para alcançar os ‘Objetivos do Milênio’.

Trata-se de um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta, estabelecido pela ONU em 2000, com o apoio de 191 nações, e que define oito metas a serem alcançadas até o ano de 2015.


Em Teresópolis, até o fim de agosto continuarão sendo realizadas rodas de conversa nas unidades de estratégia de saúde da família, com a proposta de envolver o maior número de grupos e pessoas de diversas idades possíveis. A campanha é coordenada pela Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, que há mais de 25 anos incentiva a prática do aleitamento materno em Teresópolis. “A amamentação é fundamental como primeiro hábito de alimentação saudável, um ato crucial para a qualidade de vida de mães e bebês e também para a redução da mortalidade infantil”, destaca Conceição Salomão.

Segundo ela, a última pesquisa sobre práticas alimentares de crianças menores de um ano, realizada pelo Ministério da Saúde, mostra que Teresópolis possui um índice de 54% de prevalência de aleitamento materno exclusivo no Estado do Rio de Janeiro, percentual acima da média nacional. Ou seja, um número significativo de mães adota o leite materno como único alimento dos bebês até os seis meses de vida.

Desde o início da década de 1990, Teresópolis investe em estratégias de conscientização e de mobilização de gestantes e da sociedade, alertando para a importância da prática do aleitamento materno. A iniciativa tem rendido bons resultados, tanto que o município possui quatro postos com o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, política pública do Governo do Estado voltada para a atenção básica. São eles o Centro Materno Infantil, na Várzea, e as unidades da Estratégia de Saúde da Família da Barra do Imbuí, de Venda Nova e de Vargem Grande. Outros dois PSFs estão trabalhando para disputar o título: os postos de Meudon e da Fonte Santa.

Entre as mais recentes estratégias de sucesso para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município está o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano, entregue oficialmente à população em agosto de 2011. Funcionando no Centro Materno Infantil, localizado no prédio da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea, o posto em como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui