Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Mapa estadual de ameaças naturais

Estudo da Defesa Civil do Rio de Janeiro

Defesa Civil de Teresópolis - Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 31/07/2014 -
O Coronel Roberto Silva, secretário de Defesa Civil, representou Teresópolis no lançamento do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro 2014, realizado nesta terça, dia 29/07, no auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro.

O evento foi presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, e reuniu secretários municipais e equipes de Defesa Civil de todo o estado.

Também marcaram presença, pelo município, o subsecretário operacional, Francisco Cordeiro, e a subsecretária de Geologia e Mapeamento de Riscos, Analice Pereira Gomes.

O objetivo do mapeamento é fornecer ao poder público local informações sobre a localização e a situação das áreas sob risco iminente de desastres naturais nos municípios para o planejamento de ações de prevenção e a confecção de planos locais de redução de riscos. Na versão 2014 do mapa, os cinco riscos mais registrados no estado são deslizamentos (18%), inundações (17,8%), alagamentos (14,1%), enxurradas (11,7%) e incêndios florestais (8,3%).

A proposta é oferecer treinamento, a partir de agosto, às equipes de Defesa Civil dos 92 municípios fluminenses, tendo como base o Mapa de Ameaças Naturais. O levantamento cumpre as diretrizes estabelecidas no Marco de Ação de Hyogo, instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres adotado por 168 estados membros da ONU, incluindo o Brasil.

Teresópolis

Desde o evento climático extremo de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Teresópolis vem investindo em ações de prevenção. O município possui 26 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) nas áreas de risco do município. A proposta é orientar a população sobre como agir em situações adversas que envolvam riscos para qualquer comunidade, bem como capacitar voluntários para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Teresópolis conta ainda com 26 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 15 comunidades, na cidade e no interior. Os equipamentos são acionados preventivamente quando o volume de chuvas atinge de 30 a 35 mm no intervalo de uma hora. Quando isso acontece, as pessoas são orientadas a deixar suas casas e a se dirigir a locais seguros, que são chamados de pontos de apoio, indicados pela Defesa Civil.

Além disso, o município possui seis estações do Sistema de Alerta de Cheias, implantadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e que monitoram e transmitem alertas sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios.

A Defesa Civil de Teresópolis mantém uma sala de monitoramento para divulgar, com antecedência, a previsão do tempo para os dias seguintes. Boletins e alertas meteorológicos de órgãos oficiais são repassados diariamente para os agentes de Defesa Civil, voluntários dos NUDEC e a imprensa, numa importante ação de prevenção, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui