Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Plano de Resíduos Sólidos para Teresópolis

Estudo técnico para a coleta e destinação do lixo

Diretor executivo da Agevap, André Marques - Foto: Ramon Pózes
Teresópolis, 29/07/2014 -
A Secretaria de Meio Ambiente, aderiu ao projeto do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Piabanha e da Agepav (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na última sexta-feira, 25, na cidade de São José do Vale do Rio Preto. O projeto inclui um estudo técnico sobre o perfil das cidades participantes e apontar suas necessidades, a serem inseridas no plano. O secretário de Meio Ambiente, André de Mello, representou o Prefeito Arlei na solenidade e falou sobre os benefícios de o município ter o plano. “O plano vai dizer como Teresópolis deve se comportar com relação ao resíduo sólido produzido no município, apontando a melhor destinação para ele.”.

O presidente do Comitê Piabanha, Paulo Leite, explicou sobre as etapas para execução do projeto. “Os municípios receberam o Manual de Referência produzido pela Agevap para a criação do projeto que deverá ser apresentado à Caixa Econômica. Em seguida, será feita licitação para contratação de empresa para criação do plano, que deverá ser aprovado pela população em audiência pública e pela Câmara de Vereadores”.

Plano de Saneamento

O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O documento não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva.

O plano terá que apontar, entre outros dados, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município, contendo a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final; e descrever a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

O subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho, aproveitou a oportunidade para convidar a população para o seminário de apresentação do plano de saneamento do município, que está sendo elaborado desde o início do ano. “A próxima etapa acontece no dia 5 de agosto, às 10h, no Teatro Municipal, com a apresentação da caracterização da cidade no que refere ao saneamento. A gente convida a população para participar e dar sua contribuição na produção do nosso plano”.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui