Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Coleta seletiva já recolhe 10t de material

São atendidos 25 bairros de Teresópolis

Catadores fazem a triagem do material - Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 22/07/2014 -
Com planos de ampliação, o programa municipal de Coleta Seletiva Solidária recolhe cerca de 10 toneladas de material reciclável por mês em Teresópolis.

Atualmente, o serviço é realizado em 25 bairros e o objetivo é ampliar a área de cobertura para toda a zona urbana e também para o interior, que hoje é atendido com o recolhimento em escolas municipais.

Além disso, a Prefeitura instalou 21 ecopontos, que são cabines de coleta, em pontos estratégicos do município para o recolhimento de recicláveis. A campanha de conscientização ambiental engloba a entrega de óleo, que é revendido para uma empresa que produz sabão.

“O programa começou a ser implantando em 2010 e conseguimos ampliar a coleta de 12 para 25 bairros. Existe a possib​i​lidade de aumentarmos esse número com a chegada do caminhão baú que deveremos receber do Inea até o final deste ano. Com esse caminhão, poderemos ainda fazer o porta a porta no interior do município”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello.

Além do caminhão baú, Teresópolis também ganhou ponto junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que aprovou o projeto enviado pela Prefeitura que pleiteou a vinda de recursos para a construção de galpão e aquisição de equipamentos de reciclagem. No momento, o município aguarda a liberação da verba. “Todas as melhorias que conseguimos inserir no programa beneficiam não só os catadores, mas a cidade, porque quanto mais material for encaminhado para a reciclagem melhor para o meio ambiente. Sem citar que isso aumenta a longevidade do aterro sanitário, o que também é um ganho para o município”, explicou De Mello.

O secretário André de Mello ressaltou a importância da separação correta dos materiais. “Fazemos um apelo para que os moradores estejam atentos à separação do lixo seco, como plástico, vidro e metal, do lixo molhado, ou orgânico, pois temos recebido o material bastante misturado. Hoje precisamos que o caminhão compactador da Prefeitura tenha que ir ao galpão para pegar esse rejeito para ser destinado ao aterro”.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui