Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Teresópolis é destaque na educação

Rede municipal de ensino tem boa avaliação

Capacitação de professores - foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 11/07/2014 -
A  Educação em Teresópolis vem ganhando cada vez mais destaque e se tornando referência nacional. Dia 24/06, a matéria “Gestores municipais batem de porta em porta atrás de crianças fora da escola”, divulgada no site da organização não-governamental Todos pela Educação, e replicada pelo portal de notícias IG, cita que Teresópolis vem obtendo sucesso nas estratégias adotadas para garantir o direito da criança à educação.

Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade.


Já a reportagem “Educação é avaliada em Teresópolis”, publicada no site Agenda 21 Comperj nesta quarta, 9 de julho, repercute os bons resultados do programa federal Mais Educação na rede municipal, que registrou a aprovação de 90% dos alunos no ensino regular em 2013.

Nos últimos dois anos Teresópolis vem obtendo ótimos resultados na área da Educação. A conquista de medalhas na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (ouro e bronze em 2014, e prata e bronze em 2013), além da excelente colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2012, confirma a melhoria da qualidade do ensino no município.

As experiências bem-sucedidas da Educação Municipal foram relatadas durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 27 a 30 de maio em Florianópolis (Santa Catarina), e onde Teresópolis marcou presença. O encontro teve como tema o fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação e reuniu 1.400 participantes, entre secretários municipais de educação, técnicos e educadores.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, os resultados positivos se devem a uma política pública séria: “Educação não se faz do dia para a noite, se faz com continuidade. Eu acredito que esse trabalho de continuidade é que vem trazendo esses resultados. Temos uma política pública de educação, não partidária ou de um grupo. O governo do prefeito Arlei acredita que o desenvolvimento de Teresópolis é através da Educação”, assinalou.

Desafio: manter o aluno em sala de aula

Único município do estado do Rio de Janeiro destacado na reportagem do Todos pela Educação, e replicada pelo Portal IG, Teresópolis figura ao lado de Borba (Amazonas), Saloá (Pernambuco), Coaraci e Serrinha (Bahia) como bom exemplo de mobilização de combate à evasão escolar. No caso de Teresópolis, o foco é a redução da evasão principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde os estudantes, além das aulas regulares, podem se inscrever em oficinas de trabalho e de arte (como grafite, dança, curso para garçom, manicure, cabeleireiro, cursos de inglês e espanhol, de técnicas de secretariado). A condição para participar do projeto é ter boa frequência nas aulas regulares.

Aprovação de 90% dos alunos

Já a matéria do site Agenda 21 Comperj divulga o resultado da pesquisa de avaliação do programa Mais Educação, implantado em 40 escolas municipais e que amplia a jornada escolar através da oferta de atividades extracurriculares culturais e lúdicas. A pesquisa, realizada no fim do ano passado, revelou que 90% dos alunos no Ensino Regular que frequentaram 75% ou mais das atividades Mais Educação foram aprovados no ano letivo. Fatores como a valorização da proposta de Educação Integral, a adequação de espaços físicos escolares e a capacitação constante de profissionais envolvidos foram apontadas como merecedoras de atenção e de investimentos para uma melhor qualidade do tema no município.

Atualmente, Teresópolis possui 94 unidades na Rede Municipal de Ensino, entre creches, centros de educação infantil e escolas, e atende a 23.988 alunos. No total, 1.543 professores trabalham na rede, sendo 1.487 concursados. Dos 56 professores contratados, 30 firmaram contrato com a Prefeitura para atuarem a partir deste ano.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui