Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Tratamento de doenças baseado na genética

Conferência ministrada por ex-aluno no Unifeso

Fabio Pereira Nunes - Foto: Unifeso
Teresópolis, 01/07/2014 -
"Quanto mais entendemos da genética, da biologia e das doenças, mais os tipos de medicações específicas para grupos de pacientes vão existir".

"Quanto mais estudamos e entendemos as causas das doenças, mais sabemos que isso é puramente genético. E não só as causas das doenças, mas também a resposta aos medicamentos"

As afirmações são do ex-aluno do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Fabio Pereira Nunes durante a conferência sobre tratamentos baseados em genética ministrada no dia 25 de junho para estudantes e profissionais da área da saúde.

Com o tema “Desenvolvendo Medicações na Era dos Tratamentos Personalizados” o profissional, que hoje trabalha na Indiana University School of Medicine e na Eli Lilly and Company, em Indianápolis (EUA), falou sobre sua trajetória na área da genética e da farmacogenômica e sua visão sobre o desenvolvimento de terapias personalizadas e a criação de novos medicamentos.

Formado em dezembro de 2000, Fabio explica que o convite para voltar ao UNIFESO surgiu através do professor Mauro Geller, das disciplinas Imunologia e Microbiologia, seu mentor durante o curso. “Comecei como monitor do professor Mauro no terceiro período da faculdade. Passei mais ou menos cinco anos trabalhando ao lado dele, com publicação de artigos e resumos de literatura. Desta parceria acabamos montando uma clínica no Rio de Janeiro para pacientes com neurofibromatose – que é uma doença genética”, contou Fabio, agradecendo a oportunidade de conversar com os futuros colegas de profissão. “É uma honra voltar à faculdade onde me formei e que me preparou para eu realmente crescer e avançar na minha carreira; é um prazer dar uma palestra sobre o trabalho que estou realizando lá fora para os atuais alunos”.

Seguindo seus estudos sobre a neurofibromatose, Fabio teve a oportunidade de ir para Harvard, em Massachusetts (EUA). “Passei cinco anos em Harvard: um ano e meio no pós-doutorado e os outros como professor”. Fabio conta que deixou a universidade para fazer Residência em Clínica Médica, depois um fellowship (especialização) em Genética Clínica e, em seguida, um Mestrado em Pesquisa Clínica e Transacional. “Ao final do mestrado mudei para a companhia farmacêutica Eli Lilly, onde estou há dois anos trabalhando na parte de genética e farmacogenômica”, relatou o ex-aluno.

Ainda no dia 25, à noite, Fabio Nunes ministrou a conferência também para estudantes e profissionais da saúde no Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui