Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Ação ambiental nas Paineiras

Teresópolis encerra Semana do Meio Ambiente

Ação ambiental com crianças - Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 10/06/2014 -
Encerrando as ações pelo Dia do Meio Ambiente em Teresópolis,  uma ação ambiental, nas Paineiras, aconteceu no último sábado, dia 7/06. Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a atividade mobilizou alunos, pais e educadores da Escola Municipal Elza de Oliveira Tricano, e contou com bate-papo sobre a importância da preservação do meio ambiente para a melhor qualidade de vida da população.

Depois de ter recebido limpeza e 200 mudas durante a semana, a ação foi encerrada com mais 200 plantas, para o reflorestamento de uma área de encosta, totalizando o plantio de 400 árvores. Foram parceiros da atividade as secretarias municipais de Educação, Saúde/Vigilância Ambiental em Saúde/Programa Municipal de Combate a Dengue, Defesa Civil e de Serviços Públicos.

Questões como descarte adequado do lixo, coleta seletiva e reciclagem, preservação das árvores, cuidados para evitar a proliferação de roedores e de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, além de orientação sobre a preparação dos moradores para que saibam agir em época de chuva forte, foram alguma das orientações repassadas. Em seguida, estudantes, pais, professores e técnicos da Prefeitura seguiram para a área de reflorestamento, na encosta da comunidade, onde as mudas foram plantadas.

“Neste bairro tivemos uma demanda grande de despejo irregular de lixo e, por isso, equipe da Secretaria de Serviços Públicos passou durante a semana e fez a limpeza do local. Também cercamos algumas áreas e fizemos o plantio de 200 mudas. Neste sábado, finalizamos plantando outras 200 mudas com as crianças”, explicou André de Mello, secretário de Meio Ambiente. “É um trabalho em longo prazo, por isso devemos começar a educação ambiental desde a infância”, destacou.

A semana

As atividades da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis começaram no dia 2, com o plantio de 35 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e caminhada no Núcleo Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. No dia 3, foi realizada reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, quando foi lançado o edital para captação de projetos a serem realizados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. No dia 4, foi promovida a palestra ‘Educação Ambiental: a arte como ferramenta de ensino e aprendizagem’, no auditório Multimídia Afif Georges Farah, no campus sede do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), no Alto.

Na quinta-feira passada, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma grande exposição movimentou a Praça Juscelino Kubitschek – a da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, onde órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais apresentaram, em estandes montados em praça pública, os projetos e campanhas que realizam em prol da preservação ambiental. A programação foi encerrada no sábado, dia 7, com a ação ambiental no bairro Paineiras.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui