Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Vacinação contra a febre aftosa

Gratuita para quem possui até 50 animais

Vacinação contra Febre Aftosa - Foto de arquivo
Teresópolis, 29/04/2014 -
A partir de quinta-feira, 01/05, começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa.

Até dia 30/05, os bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as faixas etárias devem ser vacinados em todo o país.

Por iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, os pecuaristas que possuem até 50 animais receberão a vacina de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Agricultura, que dará suporte aos criadores durante o período dedicado à imunização dos animais. A campanha tem como objetivo manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional.


“É extremamente importante, não só para a cidade, mas para o país, a imunização desses animais, mantendo o Brasil livre da febre aftosa. Essa é uma responsabilidade do pecuarista, mas para incentivar a campanha, a Secretaria de Agricultura está oferecendo a vacina gratuitamente para os criadores que possuem até 50 animais”, explicou o veterinário responsável pela campanha em Teresópolis, Marcos André Siqueira.

Vacina é obrigatória

De acordo com o representante da Secretaria de Agricultura, a imunização é obrigatória por lei. “Existe uma lei nacional que obriga o pecuarista a imunizar o seu rebanho duas vezes no ano, em maio e novembro. Em Teresópolis, quem possui mais de 50 cabeças deve comprar a vacina para imunizar seus animais. Caso o criador não cumpra a lei, poderá receber multa e ter a propriedade interditada”, alertou Marcos André.

Após vacinar o rebanho, o pecuarista deve entregar o comprovante de vacinação ao Núcleo de Defesa Agropecuária, em Nova Friburgo, ou à Secretaria Municipal de Agricultura, que encaminha o comprovante para o Núcleo. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição do produto.

Todas as dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5, em Albuquerque (Parque de Exposições). Os pecuaristas com até 50 amimais devem agendar a vacinação pelo telefone (21) 2644-6905, das 9h às 16h.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui