Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Agricultura familiar e merenda escolar

Encontro debate Compra Institucional

Encontro da Agricultura Familiar de Teresópolis - Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 11/04/2014 -
Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 10/04, o Primeiro Encontro da Agricultura Familiar de Teresópolis. O evento visa esclarecer os pequenos e médios agricultores sobre a modalidade Compra Institucional, que amplia as oportunidades de mercado para a agricultura familiar com o fornecimento de alimentos para órgãos públicos. Linhas de crédito rural e eleição para a renovação do Conselho Rural também foram abordadas.

A iniciativa foi do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e da Emater-Rio, Banco do Brasil e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresópolis.

Realizado no Teatro Municipal, localizado no 1º piso da Prefeitura, o encontro reuniu produtores rurais, representantes de associações, cooperativas e sindicatos agrícolas e autoridades municipais.

“Realizamos o encontro com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos agricultores familiares sobre questões importantes para a valorização da atividade que desenvolvem, como a Compra Institucional e as linhas de crédito. Tudo para facilitar o acesso deles a iniciativas que resultem em melhor distribuição de renda e na geração de mais empregos”, destacou o secretário de Agricultura, Zezinho Cortázio, que é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis.

Merenda escolar e CEASA

A Compra Institucional dispensa licitação e utiliza as regras do (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Quem esclareceu as dúvidas sobre o tema foi o engenheiro agrônomo Alexandre Magno Gollo, representante da Cooperativa CEDRO. A entidade foi contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para o acompanhamento técnico e regularização de 60 empreendimentos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro, quanto ao processo de fornecimento de gêneros alimentícios para a alimentação escolar.

Já o engenheiro agrônomo Newton Novo da Costa Pereira falou sobre as oportunidades para os pequenos produtores na CEASA-RJ (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro). Entre elas, o Banco de Alimentos. Em 2013, a CEASA-RJ foi contemplada com um edital do Ministério do Desenvolvimento Social que vai viabilizar, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a expansão do Banco de Alimentos. A medida consiste na compra de alimentos dos agricultores familiares, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, para serem distribuídos a entidades filantrópicas/sociais.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui