Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Unifeso, Prefeitura e ONG contra a leptospirose

Mais de 200 cães já foram vacinados

Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 25/03/2014 -
 Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Teresópolis, o Unifeso e a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) promoveu no último domingo, 23/03, no bairro da Beira Linha, ação preventiva contra a Leptospirose.

Com equipe composta por três médicos veterinários, nove alunos da instituição educacional e agentes da Secretaria, dezenas de cães foram vacinados contra a doença que pode contaminar e matar humanos. Além da vacina, os integrantes da ação distribuíram informativos alertando contra os riscos. Segundo o veterinário André Martins, professor do Unifeso, "é a primeira vez que esta campanha de vacinação contra a leptospirose em cães ocorre aqui em Teresópolis".

Ele ressaltou que os ratos não são o único vetor da moléstia. “Estamos fazendo somente nos cães porque os gatos são apenas refratários, não transmitindo às pessoas e no dia 27 de abril haverá a 2ª dose da vacina”, explicou André. Ainda de acordo com o médico, a adesão da comunidade foi muito boa e a ação deverá ser levada a outros bairros do município.

A leptospirose, também conhecida como "doença do xixi do rato", é umas das perigosas doenças transmitidas pelos animais ao homem e é causada por uma bactéria que penetra pela pele, mas que também pode ser ingerido junto com a água e alimentos contaminados. Os roedores são os grandes responsáveis pela transmissão da doença através de sua urina, porém os cães podem ser vetores, sendo necessária a vacinação como medida preventiva.

Sintomas

Febre alta, mal-estar, urina escura, dor muscular e de cabeça são sintomas da moléstia, que atinge os rins, o fígado e os músculos. A maior incidência é registrada no verão, quando as águas das chuvas misturadas ao lixo facilitam a disseminação da bactéria. Anualmente, o Brasil chega a registrar 3 mil casos do mal, dos quais 11% são fatais.

Como medidas preventivas é aconselhável a vacinação dos cães contra a leptospirose, duas vezes ao ano, além da eliminação de lixo e entulho, para evitar a circulação de ratos.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui