Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Quiosque das Lendas recebeu Ziraldo

Ação cultural no Mirante da Granja Guarani

Ação cultural no Mirante da Granja Guarani - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 19/03/2014 -
 Bom público e figuras ilustres estiveram presentes no domingo, 16/03, em ação cultural realizada no Mirante da Granja Guarani.

A ação, que durou toda a tarde, se transformou em uma verdadeira festa, com diversas atrações, inclusive com a presença do cartunista Ziraldo, incentivador da restauração do mirante. O vice-prefeito Márcio Catão e outras autoridades também marcaram presença.

Iniciativa da Secretaria de Cultura, o evento teve como objetivo marcar a ocupação oficial da Prefeitura de Teresópolis sobre o terreno que abriga o histórico mirante, conhecido também como Quiosque das Lendas.

Segundo o secretário de Cultura, Wanderley Peres “é um grande passo dentro deste importante processo de recuperação do Mirante da Granja Guarani. O Quiosque das Lendas é um dos maiores cartões postais do município e merece esta festa. Mas este é apenas o começo. Com a restauração, o Mirante será devolvido à população e aos turistas para ser apreciado como ponto turístico e histórico. Além disso, o local também servirá para ser utilizado como espaço cultural. Não apenas o bairro da Granja Guarani, mas sim toda a cidade sai ganhando. Foi uma bela festa, prestigiada por todos, e que merece ser comemorada”, vibrou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Ziraldo encantou o público


Ziraldo visitou o Mirante da Granja Guarani - Foto: Roberto FerreiraO ponto alto da tarde foi a intervenção do cartunista e escritor Ziraldo, que, acompanhado pela esposa Marcia Martins, ocupou lugar de destaque.

Muito simpático, Ziraldo conversou com o público, posou para fotos, distribuiu autógrafos e exemplares de seus livros e até mesmo cantou ‘Parabéns a você’ em lembrança ao aniversariante do dia, o operador de áudio da Secretaria de Cultura, Ricardo Abreu.

Convidado de honra da festa, Ziraldo foi homenageado pela Secretaria de Cultura, representando todos aqueles que contribuíram para o processo que culminou com a doação do terreno do mirante e a ocupação da área pela Prefeitura.

“Todo este evento me emocionou demais. E me sinto muito feliz por estar aqui recebendo esta homenagem em nome de todos aqueles que contribuíram para esta ação. Teresópolis é linda e conheci este mirante por intermédio de minha esposa, Marcia, que passou aqui sua infância. Graças a ela, conheci este verdadeiro patrimônio, de valor incalculável, e, desde então, dei início a uma campanha por sua restauração. Agora, devido aos esforços de tantas pessoas, chegamos a esta ação de ocupação. E logo, logo, espero voltar aqui para ver de perto a restauração do mirante. Parabéns à Secretaria de Cultura por este trabalho incrível e à população de Teresópolis pela sua consciência”, comentou o cartunista.

O Mirante

Com estilo neocolonial e arquitetura de influências coloniais mexicanas e mouriscas, o Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô. A construção, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza, é emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses. Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui