Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Projeto para revitalização do Centro

Organizado pelas entidades de classe


Teresópolis, 03/04/2013
- Apresentado por entidades de classe patronais a vereadores e empresários de Teresópolis, o projeto “Passeio Único”, concebido há cerca de um ano como proposta para revitalizar a cidade.

O projeto foi organizado pelas entidades de classe Aciat, Sincomércio, CDL e Teresópolis Convention e Visitors Bureau.

A princípio era para ser uma atuação exclusiva da iniciativa privada, “mas não haveria como, sem a participação do Poder Público”, explicou o empresário Vinícius Claussen, que vê no interesse da Câmara Municipal uma importante parceria.


O empresário apresentou um dossiê com os principais problemas de responsabilidade do poder público. A falta de cuidados básicos como calçadas quebradas, faixas de pedestres desgastadas, falta de acesso a pessoas com deficiência e mobiliário urbano depredado, que, segundo ele,  transformam o coração comercial da cidade em um lugar desagradável.

Projeto Passeio Único

O Projeto Passeio Único pretende transformar completamente a paisagem central de Teresópolis ao aproveitar o conceito ‘Acupuntura Urbana’, utilizado pelo ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner para reurbanizar a capital paranaense. Para chegar a este ponto a obra, que duraria cerca de 120 dias, seria intensa. Vai refazer calçamento, meio-fio, instalar mobiliário urbano e criar novo paisagismo. O projeto inventariou 550 empresas apenas na área térrea no perímetro que vai da Praça Santa Teresa e envolve Parque Regadas, Rua Edmundo Bittencourt, Rua Monte Líbano, Calçada da Fama e Rua Duque de Caxias, somando cinco quarteirões.

A parceria com o Poder Público é necessária para viabilizar as obras. Entre as questões mais importantes solicitadas estão a licença de obra gratuita, um canteiro de obras na Praça Olímpica, utilização de caçambas com coleta diária de entulho, apoio da Guarda Municipal e desconto de 10% no IPTU durante dez anos das empresas envolvidas no projeto.

Para o presidente da Câmara, Maurício Lopes, os empresários precisam mostrar o Projeto Passeio Único na Câmara para que a cidade tome conhecimento. “Tenho certeza que a sociedade vai apoiar essa mudança e a cidade vai se transformar para melhor.”

Portal Terê - Com informações da AssCom CMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2013
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui