Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Fórum elege o Conselho da Mulher

Participação de vários segmentos sociais

Eleição do Conselho da Mulher - Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 22/03/2013 - O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher está de cara nova. Durante fórum realizado nesta quinta, 21/03, no Teatro Municipal de Teresópolis, e que reuniu representantes de vários segmentos da sociedade, foram eleitas as novas conselheiras para a gestão 2013-2015.

Só após a publicação da nova composição em Diário Oficial, haverá eleição para a mesa diretora do órgão. Como apenas catorze das dezoito representantes de entidades de classe indicaram candidatas, a plenária aprovou, por maioria de votos, a proposta de que as quatro cadeiras vagas sejam preenchidas posteriormente.


Presidente em exercício do Conselho, Isabel Maria Kwiatkowski salientou a importância da renovação. “A renovação é importante para dar novo gás, novas ideais e mais força para a continuidade da luta pelos direitos da mulher. Infelizmente ainda precisamos de um conselho para conscientizar a população de que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens”.

O conselho

Criado em 1993, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher, é composto por representantes de 18 de entidades de classe, seis do poder público e três mulheres sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa. As reuniões do conselho acontecem na última quinta-feira do mês, às 9h, na Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, instalada nas dependências do Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

Proteção à mulher

Teresópolis é considerado um dos municípios fluminenses melhor equipados para o atendimento à mulher vítima de violência. Além do Conselho e da Secretaria dos Direitos da Mulher, conta com um Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que oferece apoio psicológico, social e jurídico, ofertando ainda cursos de alfabetização e oficinas de artesanato para a geração de renda. Possui um Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, instalado na sede da 110ª Delegacia, no Alto, que atua no primeiro acolhimento às vítimas de violência na unidade policial.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER - 2013-2015

• Poder Público: Secretarias Municipais dos Direitos da Mulher, de Desenvolvimento Social, de Educação, de Segurança Pública e de Saúde e Procuradoria Geral do Município

• Entidades: Associação de Moradores da Várzea, Associação de Moradores e Amigos do Bairro de Fátima, Associação de Moradores de Vila Santo Antônio, Associação de Moradores do Brejal, Federação das Associações dos Moradores e das Entidades Associativas do Município de Teresópolis (FAMEAT), SindsPrev, Sindicato dos Bancários de Teresópolis, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação das Assistentes Sociais de Teresópolis (AASTE), Lions Clube Teresópolis, Rotary Club Teresópolis, Organização não-governamental Diversidade, Centro Espírita de Umbanda Xangô Caô do Oriente, Associação Comunitária Educacional Radiofônica de Desenvolvimento Agro-rural de Teresópolis.

• Sem vínculo com entidades: Tânia Lima de Carvalho, Zilair Barbosa Silva, Dilce de Carvalho Silva de Barros

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2013
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui