Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Saúde presta contas à Câmara

Resultados e desafios da complexa Secretaria

Secretário Carlos Otávio - Imagem de arquivo
Teresópolis, 12/03/2013
- Depois da prestação de contas realizada na última reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, no dia 28 de fevereiro, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, acompanhado de sua equipe, apresentou os avanços e desafios da Saúde no governo do Prefeito Arlei em 2011 e 2012 durante sessão da Câmara Municipal, na última quinta-feira, 7 de março.

Utilizando dados de sistemas oficiais do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, e dos relatórios de gestão dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, o levantamento detalhou os principais investimentos realizados pela Prefeitura nesse período.


A evolução do financiamento da Secretaria de Saúde, que passou de R$ 26 milhões em 2011 para R$ 31.600.000 em 2012; a contratualização do POA (Plano Operativo de Atenção Pactuada) em novembro de 2011, ampliando o número de consultas médicas, exames diagnósticos e cirurgias nos três hospitais do município; o mutirão de cirurgias eletivas com 312 atendimentos entre novembro e dezembro de 2011; o mutirão de consultas médicas em quinze especialidades realizado entre abril e junho de 2012, com mais de cinco mil atendimentos, foram alguns dos avanços citados.

Entre os principais desafios, foram listadas como prioridades a necessidade de realização de concurso público visando a contratação de médicos para a rede instalada e a ampliação da atenção básica, bem como dos atendimentos odontológicos.

Carlos Otávio anunciou a implantação de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), unidade destinada ao atendimento odontológico especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde, mantida com repasses do Governo Federal e recursos da Prefeitura. Na área de saúde bucal, o Secretário de Saúde anunciou ainda a ampliação do serviço de Odontologia do Cemusa, no bairro de São Pedro, que está sendo reformado, e do Centro Odontológico Djalma Monteiro, na Várzea.

A recuperação do PSF da Granja Florestal, na cidade, e a reconstrução da Unidade de Saúde de Vieira, no interior do município, ambas localizadas em áreas castigadas pela tragédia de janeiro de 2011, bem como a parceria com o Governo do Estado, que trouxe a Teresópolis o Tomógrafo Móvel e a Ressonância Móvel, também foram apontadas no levantamento apresentado aos vereadores durante a sessão legislativa.

UPA

Durante a sessão, o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna também apresentou os procedimentos registrados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) de Teresópolis, responsável por 90% dos atendimentos de emergência clínica e pediátrica da cidade. Em 2012 a UPA atendeu uma média de 400 pessoas por dia, totalizando em torno de 146 mil pacientes atendidos no ano.

Foram 599.274 procedimentos registrados, número que inclui todo o tipo de atendimento que um paciente recebe quando dá entrada na UPA, desde a consulta de médico e de enfermeiro, passando pela realização de exames, curativos, suturas e aplicação de medicamento. Segundo o Secretário de Saúde, quando uma pessoa dá entrada na UPA, ela passa por, pelo menos, quatro procedimentos diferentes.

Em 2011 foram atendidas aproximadamente 320 pessoas por dia na UPA, totalizando 116.800 pessoas no ano; e em 2010, foram atendidas 305 pessoas por dia, totalizando 111.325 pessoas no ano.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2013
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui