Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Diagnóstico do solo serrano

Engenharia do Unifeso inicia trabalhos

Equipe de pesquisa do projeto Forma-Engenharia - Foto: Unifeso
Teresópolis, 05/03/2013 - No dia 16 de fevereiro, a equipe de pesquisa do projeto Forma-Engenharia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) fez sua primeira saída a campo conhecendo o percurso Carmo-Pião (do município de Carmo à localidade de Volta do Pião, segundo distrito de Teresópolis) sob a orientação do professor Ancelmo José Ribeiro da Silva, do CIEP Professor Vasco Fernandes da Silva Porto.

No percurso o grupo acompanhou a apresentação dos pontos de pesquisa, a explanação sobre as características da região e a realização de uma pré-vistoria dos pontos, onde serão coletadas as amostras que serão encaminhadas ao Laboratório GeoFeso, do UNIFESO.

Sobre o projeto

No ano passado a professora Cátia Farias teve aprovado pelo CNPq o projeto “Diagnóstico Estrutural dos Solos nos Taludes das Rodovias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Trecho Carmo – Sumidouro – Teresópolis”. Com isso, o UNIFESO firmou com o Conselho um Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação, que visa propiciar a atuação conjunta das partes na aplicação de políticas estratégicas de governo para a consecução de programas e projetos de capacitação de recursos humanos e de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, dentro do programa Forma-Engenharia – programa que oferta bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação e dos ensino médio e técnico visando a estimular a formação de engenheiros. O Forma-Engenharia nasceu da preocupação de o Brasil sofrer a partir de 2020 um “apagão de engenheiros”.

Diagnóstico do solo serrano

De acordo com a professora Cátia Farias, a proposta aprovada “consiste em empregar uma técnica de diagnose dos solos da região serrana, utilizando a metodologia de classificação para uso e ocupação do solo, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre o uso de tais metodologias no âmbito dos sistemas ambientais potencialmente instáveis, de forma a favorecer a análise de impactos ambientais em áreas de risco”.

A primeira reunião da equipe aconteceu no dia 31 de janeiro, na Sala de Coordenação do CIEP. Na ocasião, a professora Cátia Araújo Farias, coordenadora do projeto e docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO, e o professor Ancelmo José apresentaram o uniforme dos bolsistas do CIEP, os estudantes Thales Curty, Kamilla Maria Rodrigues e Dara Alice Carvalho. No encontro também houve a apresentação da região de pesquisa por meio de mapas e fotos e a entrega de material de apoio para estudos, que auxiliarão o melhor entendimento da área da pesquisa e de fenômenos naturais relacionados.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2013
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui