Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Tombamento da Escola Ginda Bloch

Projeto atribuído a Oscar Niemeyer

Ginda Bloch - Foto: Sec. de Cultura
Teresópolis, 17/01/2013
- A Secretaria de Cultura Municipal e o Ministério Público, estão a poucos passos de garantir o tombamento do prédio histórico onde funciona a Escola Municipal Ginda Bloch.

Após três anos, a minuta do tombamento está concluída e, depois de receber parecer jurídico favorável do MP, deve ser agora encaminhada para aprovação do Executivo e Legislativo.

O processo teve início em 2010, quando o Ministério Público foi provocado e iniciou um processo de investigação, tendo em vista informações de que a escola, construída pelo empresário Adolpho Bloch e doada ao Município, teria projeto atribuído ao renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

De fato, embora não reconhecido no catálogo do arquiteto, o projeto da escola – cujo prédio tem formato de materiais escolares quando visualizado de vista aérea – tem em suas linhas e traços todas as características presentes nas obras de Niemeyer, falecido aos 104 anos em dezembro de 2012. Sua autoria foi inclusive destacada pelo próprio Bloch durante a inauguração da escola, no ano de 1970, conforme matéria publicada na revista Manchete, à época.

Azulejos históricos da Beneficência Portuguesa também foram tombados

Também com o intuito de preservar a memória e a história do município, foram tombados, através do decreto municipal nº 4.233, de 2012, os painéis em azulejos portugueses que retratam os brasões das colônias portuguesas, presentes no Hospital da Beneficência Portuguesa de Teresópolis, inaugurado em 1961. Junto com os painéis, foram também tombados os azulejos com a relação nominal dos sócios beneméritos e efetivos do hospital, além do Oratório e a Imagem de Nossa Senhora da Saúde, ambos pertencentes ao mesmo prédio.

Produzidos pela ainda atuante Fábrica Santana, de Lisboa, Portugal, os azulejos que formam os painéis encontram-se até hoje em perfeito estado de conservação e ficam no interior da varanda de uma das salas do prédio do hospital, ocupada pela secretaria e pela administração. Com o tombamento, os setores serão agora transferidos para outra ala, ficando a varanda histórica caracterizada como local de lazer cultural, aberta à visitação pública.

Portal Terê com informações da AssCom CMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2013
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui