Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Cultura de Raiz volta com força total

Bom público na Casa de Cultura

Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 08/01/2013
- No último domingo, dia 6 de janeiro, a Casa de Cultura Adolpho Bloch abriu suas portas para o retorno do Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis.

O projeto, promovido pela Secretaria de Cultura, abriu a temporada 2013 com muita alegria. Diversos artistas marcaram presença na reestreia do programa, dando à Casa de Cultura o verdadeiro clima de um domingo na roça. “Desde sua criação, em 2009, o Cultura de Raiz mostra-se como um projeto bem sucedido e de extrema importância por valorizar e dar palco aos artistas populares, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento ao público. Em fevereiro, e em todo primeiro domingo do mês, tem mais”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Seguindo sua fórmula de sucesso, em formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça, o projeto recomeçou com força total. E a música do homem do campo se fez presente ao som de muita sanfona, zabumba, pandeiro, triângulo e, é claro, muita viola. O Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, foi o apresentador do evento e abriu oficialmente a temporada, falando sobre a Folia de Reis – comemorada no dia 6 de janeiro.

“Estamos começando a temporada 2013 do Cultura de Raiz em uma data especial, no Dia de Reis, muito representativo na cultura brasileira; uma festa de origem profana que, no Brasil, se transformou em uma grande manifestação artística, com características religiosas, que mistura cultura e fé ao relembrar o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos”, comentou Arnaldo, apresentando uma canção de Ivan Lins em homenagem às folias.

Participaram do 1º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013: Arnaldo Almeida, Adão Curió da Viola, Genaro da Zabumba, Edson Firmino, Seu Claro, Paulo Medeiros, Seu Timbira, Tião do Triângulo, Ayrton Rebello, Jacaré, Wanda Pinheiro, Daniel Vieira, Ozair Furtado, Mário do Violão, Roninho, Zé Lopes, Carlito, Zé Rodrigues, Moacir Rosa, Edson Rosa, Fernando Caramujo, Amado Rodrigues, Crésio da Vila, Deusecílio (Deus do Barroso), Moacir Monteiro e Alexandre.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 39 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2013
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui