Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

PSF de Vargem Grande conquista título

'Unidade Amiga da Amamentação'

Foto ilustrativa
Teresópolis, 11/12/2012
- O PSF de Vargem Grande, na zona rural do município, passou na avaliação dos técnicos do Governo do Estado e conquistou o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde tem por finalidade reduzir os índices de mortalidade infantil através da promoção e do incentivo ao aleitamento materno. O próximo passo é a marcação de uma data, junto ao Ministério da Saúde, para oficializar a entrega do título. O posto presta atendimento a aproximadamente quatro mil pessoas da região. Nesta quarta-feira, 12/12, os avaliadores retornarão a Teresópolis para conferir se o PSF da Barra do Imbuí, na zona urbana, e que também concorre ao título, segue as determinações da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM).

Durante a verificação, que aconteceu no dia 5 de dezembro, os técnicos comprovaram que o PSF de Vargem Grande cumpre os dez passos para o sucesso da amamentação. As ações incluem o treinamento permanente da equipe para orientar as gestantes e as mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento, bem como o incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos de vida do bebê. O trabalho abrange ainda a orientação das mães sobre a forma correta de amamentar, o esclarecimento de dúvidas sobre a prática do aleitamento e sobre os riscos do uso de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas.

“Os técnicos entrevistaram individualmente as gestantes que fazem o pré-natal na unidade, as mulheres que amamentam e os profissionais da equipe do PSF para checar se todas as ações eram realmente postas em prática e se incluíam também os familiares”, contou a enfermeira Bruna Salgueiro Bruno, responsável pela Unidade Básica de Saúde da Família de Vargem Grande.

Atualmente, possuem o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação em Teresópolis o Centro Materno Infantil, na zona urbana, e a Unidade de Saúde da Família de Venda Nova, no interior do município; o PSF de Vargem Grande será o terceiro a ser contemplado.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui