Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Limpeza para prevenir enchentes

População também precisa colaborar

Limpeza de rio - foto: Davi Almada
Teresópolis, 07/12/2012
- Com a chegada do período chuvoso, o risco de enchentes e inundações aumenta em todo o país. Por este motivo, a Prefeitura de Teresópolis, via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está intensificando o trabalho de limpeza dos bueiros, galerias e rios da cidade.

O principal objetivo desta empreitada é a prevenção, para evitar alagamentos das vias e a invasão das águas dentro das residências. Todo o mato que se acumula ao redor dos ribeirões está sendo roçado e retirado.

Máquinas fazem a dragagem removendo os bancos de areias, lixo e excessos de areia. O serviço ajuda a minimizar os riscos de inundação e deslizamentos ao mesmo tempo em que corrigem os problemas causados pelas fortes chuvas.

Nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 ), os serviços de dragagem e limpeza dos rios para um melhor escoamento das águas estão sendo feitos novamente no bairro da Fonte Santa, no rio que atravessa toda a região que engloba os bairros da Quinta Lebrão, Prata e Fischer.

Foi realizada ainda, coleta de entulhos, que podem chegar aos rios e ocasionar enchentes, e a limpeza rotineira das galerias. Nesta quinta-feira, funcionários auxiliados por uma retroescavadeira fizeram a retirada de um montante de entulho da Rua Júpiter, na Fonte Santa, e trabalharam nas redes de drenagem das ruas Alagoas (Araras), Carmela Dutra (Agriões), Alameda Maués (Granja Guarani) e na Estrada das Taboinhas (Cascata dos Amores).

Colaboração da população

Para a moradora da Fonte Santa, Márcia Florêncio, o problema poderia ser minimizado se a população jogasse o lixo nos locais adequados. “Minha casa, assim como a maioria das casas aqui, enche quando chove forte e mesmo assim tem gente que insiste em jogar lixo no rio. Fico muito decepcionada com isso”, lamentou.

A Prefeitura também alerta para o problema dos resíduos de construção deixados nas calçadas e que vão parar dentro dos bueiros. A recomendação é que a população faça o descarte correto do lixo, não jogando dejetos nos rios ou nos bueiros.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui