Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Combate ao câncer de pele

Teresópolis com atendimento gratuito


Câncer de pele - Imagem meramente ilustrativaTeresópolis, 13/11/2012
- Em 24 de novembro a Prefeitura e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) farão atendimentos gratuitos pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. A data, celebrada sempre no último sábado de novembro, foi criada há 13 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para intensificar as ações contra a doença.

Das 9h às 15h haverá consultas com dermatologistas e oncologista, palestras e distribuição de material explicativo sobre os cuidados com a pele no PSF de Vargem Grande, no 3º Distrito, e no Ambulatório do Unifeso (Rua Tenente Luiz Meirelles, 789 - Bom Retiro). Os atendimentos terão foco principal no grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, sardas e pintas, que já tiveram queimadura solar, com casos de câncer de pele na família ou quadro anterior da doença.

De acordo com a dermatologista Deise Cavallieri, coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde e que vai participar da campanha de prevenção, a exposição ao sol deve ser feita de forma responsável, com o uso diário de filtro solar, guarda sol, boné e óculos escuros, e sempre evitando o horário entre 10h e 16h.

A dermatologista alerta: sinais que mudam de cor, forma ou tamanho, que inflamam ou coçam devem ter especial atenção. “O ideal é que as pessoas passem por consultas periódicas ao dermatologista, pelo menos, uma vez por ano, a não ser que apresentem lesões que requeiram cuidados neste intervalo”. O câncer de pele é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil. O problema é agravado pela falta de cuidados dos adultos de hoje durante a infância e a juventude.

Como identificar

É importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

* Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

* Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

* Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar a avaliação clínica para detectar precocemente os casos de câncer de pele e indicar o tratamento adequado, além de orientar os cuidados para a prevenção desta doença que, quando tratada precocemente, apresenta altas taxas de cura.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui