Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

Região Serrana protesta no Rio

Vítimas cobram promessas não cumpridas

Manifestantes em frente ao Palácio Guanabara, não foram recebidos pelo Governador. Foto: Agência O Globo
Teresópolis, 10/11/2012
- Cansados de promessas antigas renovadas e não cumpridas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, moradores da Região Serrana do Rio de Janeiro se reuniram, na tarde desta terça-feira (6/11), em frente ao Palácio Guanabara, para tentar falar com o governador Sérgio Cabral e protestar pela demora no pagamento das indenizações às vítimas das fortes chuvas de janeiro de 2011, em que perderam suas casas nos deslizamentos de terra.

O Governador, alegando agenda externa, não recebeu o grupo. A Guarda Municipal do Rio impediu a entrada dos manifestantes que queriam entregar uma carta ao governador Sérgio Cabral, com um pedido de urgência para a construção das casas, além do pagamento das indenizações, a dragagem de rios e construção de pontes.

Oito representantes dos manifestantes foram atendidos na Secretaria Estadual de Direitos Humanos, pelo Subsecretário Extraordinário da Região Serrana, Affonso Monnerat, o funcionário anotou as reclamações mas não apresentou qualquer solução. Como é de hábito, mais reuniões devem ser marcadas nas principais cidades atingidas pela Tragédia, entre elas Teresópolis, para nova "renovação de promessas".

Morador de Teresópolis, Rogério dos Santos veio ao Rio de Janeiro para fortalecer o movimento. "As pessoas ainda estão recebendo aluguel social. A pessoa quer sua própria casa, não quer receber aluguel social a vida toda. O aluguel social é renovado a cada ano, mas eles soltam notícias de que, dentro de um mês, 470 casas serão construídas, mas é mentira. Eles prometem, mas até agora nada. O terreno está lá, mas pode ir lá hoje que não tem nenhuma máquina lá", afirma.

Outras cidades

O presidente da associação do Vale do Cuiabá, em Petrópolis, José Quintela, diz que a proximidade do verão faz com quem os moradores queiram agilizar esse processo com medo de novas temporais. “Nenhuma das indenizações das casas que foram perdidas com as chuvas foram pagas. Apenas 10% das negociações que foram feitas. As casas não começaram nem a sair da planta. O sistema de alerta de chuva não foi instalado no Vale do Cuiabá. Nossa preocupação é ainda estar morando numa região que foi alagada”, disse Quintela.

A dona de casa Custódia Dias, moradora de Petrópolis, afirma que perdeu duas casas na enchente e continua atrás de seus direitos. "Eu recebi a primeira casa e minha segunda casa ficou 70% intacta, mas a prefeitura demoliu sem o meu consentimento. Estou aguardando também a indenização por esta casa demolida sem autorização", afirmou a moradora.

A Assessoria de Imprensa do governador Sérgio Cabral informou que não vai se manifestar sobre o protesto. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teresópolis não se manifestou sobre o assunto.

Portal Terê com informações da Agência O Globo
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui