Teresópolis toda na Internet

 

 

Chuva forte não causou problemas

Confira as orientações da Defesa Civil


Defesa Civil orienta população - Foto de arquivo: Roberto FerreiraTeresópolis, 06/11/2012
- Apesar da chuva insistente entre a noite de domingo, 4/11, e a madrugada desta segunda-feira, 5 de novembro, a Defesa Civil de Teresópolis não registrou nenhuma ocorrência de deslizamento de encosta, nem de transbordamento de rio no município. O volume de chuva neste período foi de 20 milímetros por hora, máxima de precipitação observada no bairro Caleme, na zona urbana.

Orientações

“Os moradores das comunidades que possuem sirenes devem procurar conhecer os pontos de apoio criados pela Defesa Civil nos bairros onde residem e se dirigir a eles, caso os equipamentos sejam acionados”, orienta o coronel Roberto Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Contando atualmente com 23 sirenes instaladas em 13 comunidades em Teresópolis, o Sistema de Alerta e Alarme, implantado no município pela Defesa Civil Estadual, consiste em um conjunto de equipamentos posicionados em localidades consideradas de risco para alagamentos ou deslizamentos de terra.

Agentes comunitários de saúde e líderes comunitários, entre outros moradores, são treinados para agir em casos de alerta. Por meio de aparelhos celulares eles são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, são responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros predeterminados pela Defesa Civil, e que funcionam em escolas, igrejas e centros comunitários.

As 23 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme estão instaladas nas comunidades de Santa Cecília (1), Fischer (1), Caxangá (1), Corta Vento (1), Pimentel (2), Rosário (2), Perpétuo (2), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Granja Florestal (2), Caleme (2) e Quinta Lebrão (3). O próximo bairro a contar com o sistema é o de Santa Cecília, onde o processo de implantação se encontra em andamento. Além disso, a Granja Florestal ganhará o reforço de uma terceira sirene, para ampliar a área de abrangência do equipamento.

Além das sirenes, Teresópolis possui Núcleos Comunitários de Defesa Civil implantados em 17 comunidades, na cidade e no interior. Intitulados NUDECs, esses núcleos reúnem 227 voluntários treinados para atuar na prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de encostas e de alagamentos em época de fortes chuvas.

A Defesa Civil continua acompanhando a previsão do tempo, através de sua sala de monitoramento, e repassando os boletins e alertas meteorológicos do Grupo de Previsão e Monitoramento do SIMERJ (Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro), bem como do 6º Distrito de Meteorologia do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para os agentes de Defesa Civil, dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e à imprensa, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes. A Defesa Civil funciona no sistema de plantão 24 horas e o telefone de emergência para solicitação de vistorias técnicas é 199.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui