Teresópolis toda na Internet

 

 

Novo laboratório de análise de água

Projeto do Unifeso com apoio do Estado

Campus Quinta do Paraíso, onde inicialmente serão desenvolvidas análises microbiológicas e físico-químicas da água para consumo humano - Foto: Unifeso
Teresópolis, 24/10/2012
- No dia 18 de outubro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) anunciou o apoio a 85 novos projetos, contemplados no edital Prioridade Rio - Apoio ao estudo de temas prioritários para o governo do estado do Rio de Janeiro – 2012.

Entre eles está “Acqua Qualitas Serrana: implantação do laboratório de análise de água para consumo humano no município de Teresópolis – RJ”, projeto do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que conta com a coordenação da professora Rachel Leite Ribeiro, coordenadora dos laboratórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e docente nos cursos de Ciências Biológicas e Medicina, e a colaboração de outros professores.



Segundo a professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais, o valor solicitado à FAPERJ está em torno de R$ 160 mil. “Um destaque deste projeto é que podemos instalar um Laboratório de Análises de Águas, o primeiro financiado com recursos públicos no contexto de um programa que trata de temas prioritários para o Estado do Rio de Janeiro, e que é essencial para nossa cidade. Outro destaque, além das atividades de prestação de serviços, é a contribuição para a formação de estudantes de diferentes áreas”, apontou, contando que a Instituição já recebeu contatos de lideranças municipais e regionais interessadas em conhecer o projeto e firmar parcerias na área de análise de águas.

Ela explica que a iniciativa contempla ações de avaliação da qualidade da água consumida nas cidades da Região Serrana e constitui uma ação que integra ensino, extensão e pesquisa. O foco está voltado para amparar ações intersetoriais, em especial com secretarias municipais de Saúde e de Agricultura da Região Serrana, além de poder atender a outras demandas de empresas, organizações e associações de moradores e de produtores rurais.


Laboratório para desenvolvimento de pesquisas

De acordo com ela, o laboratório será implantado no Campus Quinta do Paraíso, onde inicialmente serão desenvolvidas análises microbiológicas e físico-químicas da água para consumo humano. “Buscando parcerias, a tendência é que aumentemos estas análises. Além disso, utilizaremos o laboratório para o desenvolvimento de pesquisas científicas com alunos de graduação e de pós-graduação de diversos cursos do UNIFESO”, adiantou a professora.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui