Teresópolis toda na Internet

 

 

Atividades da Semana da Ciência e Tecnologia

Abertura aconteceu no Pedrão


Teresópolis, 19/10/2012
- Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades aconteceram na Praça Olímpica e no ginásio Pedrão, no Centro, no Unifeso, no Alto, entre outros locais.
 

Promovido pela Prefeitura em parceria com o Unifeso, o evento tem como tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, e traz para Teresópolis uma extensa programação, como oficinas, palestras, exibição de vídeos, exposições, workshops, feira de ciências e mesa-redonda.
 

O Secretário Interino de Ciência e Tecnologia, Avenir Correa de Lima, esteve presente à abertura e falou sobre algumas das atividades que serão realizadas. “Teresópolis está recebendo a carreta da Fiocruz, que contempla uma cidade por edição da semana nacional. A carreta traz um planetário, possibilitando aos visitantes a visualização dos planetas e um equipamento que simula a ação da gravidade. O público poderá interagir em cerca de 20 experimentos relacionados à Química, Física e Biologia, e a carreta também se transforma em auditório multimídia para realização de palestras e exibição de vídeos”, ressaltou.

Representando o Unifeso, o professor do Centro de Ciência e Tecnologia da instituição José Roberto Andrade pontuou a participação da população em geral. “Essa iniciativa é bastante relevante porque leva a ciência para a população de uma maneira geral, mostrando que toda essa tecnologia e pesquisa científica não precisam ficar restritas ao meio acadêmico”.

A Coordenadora do grupo Ciência Móvel da Fiocruz, Ângela Maria Vieira, pontuou as atividades presentes no ginásio Pedrão. “Trouxemos para Teresópolis diversos módulos interativos relacionados à ilusão de ótica, de energia, e um equipamento chamado Girotec, que simula o movimento sem gravidade. O público também vai poder conferir uma exposição sobre a Teoria da Evolução de Darwin, o planetário e visualizar microorganismos através do microscópio”.

A coordenação nacional do evento é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. Em cada estado existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas ao segmento.

A programação pode ser conferida no site http://semanact.mct.gov.br  .

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui