Teresópolis toda na Internet

 

 

ENADE tem nova data de realização

Unifeso participará com três cursos

Foto: Divulgação
Teresópolis, 02/10/2012
- Foi adiada por uma semana – de 18 para 25 de novembro – a data de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), componente curricular obrigatório para os cursos de graduação.

A edição de 2012 terá alcance ampliado: fazem a prova os alunos com expectativa de terminar o curso até julho de 2013 e os estudantes concluintes que tiverem atingido mais de 80% da carga horária mínima do currículo até agosto deste ano.

Do UNIFESO, os cursos participantes serão Administração, Ciências Contábeis e Direito.

“O ENADE tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências necessárias ao aprofundamento da formação geral e da profissional, e ainda o nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e internacional”, esclarece a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), onde os três cursos participantes estão inseridos. “O exame parte da seguinte questão: você só é um bom profissional, só tem condições de ser um bom profissional se, além da sua formação geral e da sua formação profissional propriamente dita, tiver um domínio de conhecimentos gerais, conhecimentos de ordem diversa”, ressalta.

A avaliação

O ENADE avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Os ingressantes são todos aqueles matriculados em 2012, e sua inscrição é feita pela instituição de ensino, mas estão dispensados da realização da prova, porque é contabilizada a nota por eles obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O estudante precisa ter algumas habilidades desenvolvidas para ter condições de responder às questões do ENADE, como ler e interpretar textos, no sentido amplo, sintetizar, analisar e criticar informações. Ele também tem que ter capacidade de dedução e de criação de hipóteses, além da capacidade de argumentar coerentemente, detectar contradições e questionar a realidade”, afirma a professora Ana Maria, lembrando que o estudante tem que refletir sobre a importância de se realizar a prova com responsabilidade. “Você vai querer um certificado que vai dizer que a sua Instituição teve uma nota baixa no ENADE? E você vai ter a consciência que contribuiu para que essa nota fosse baixa porque você fez a avaliação de qualquer forma? Como você vai se sentir? Que profissional é esse que você espera ser no mercado de trabalho? Como você vai lidar profissionalmente com as suas questões de responsabilidade? Pense nisso”, argumenta Ana Maria.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui