Teresópolis toda na Internet

 

 

Carretinha da Saúde em Teresópolis

Prevenção e combate à hanseníase

Carretinha da Saúde - Foto: Divulgação
Teresópolis, 02/10/2012 - Nos dias 22 e 23 de outubro Teresópolis receberá a Carretinha da Saúde, unidade móvel construída para realizar o diagnóstico da hanseníase, além de oferecer informações sobre prevenção e tratamento da doença.

Adaptada com três consultórios, palco para atividades de educação em saúde, sala de espera climatizada, recursos multimídia e elevador para pessoas com deficiência.

A unidade ficará estacionada na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, em frente à Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje, com atendimento gratuito das 9h às 16h.

A iniciativa é um projeto do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com patrocínio do Instituto EBX e apoio da Secretaria de Estado de Saúde, das Secretarias Municipais de Saúde, através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e do Rio Solidário – Obra Social do Rio de Janeiro.

Na semana anterior ao atendimento, entre os dias 16 e 19 de outubro, equipe do Teatro Bacurau, do Morhan, percorrerá as escolas municipais Marília Porto, no bairro Santa Cecília, Cerom, Cedal e Sebastião Branco, no bairro de São Pedro, CIEP Sebastião Mello, no Rosário, e o Colégio Estadual Presidente Bernardes, também no bairro de São Pedro. Através de esquete teatral e palestra, a equipe do teatro passará informações sobre os sinais e sintomas da hanseníase, doença silenciosa que provoca manchas na pele, dormentes e sem dor, ressaltando a importância do tratamento gratuito nos postos de saúde.

“Serão atendidas pessoas com manchas na pele em qualquer parte do corpo, com diminuição da sensibilidade e outros sintomas da doença. Os casos suspeitos ou os que forem diagnosticados serão encaminhados para tratamento nas unidades de saúde”, explica a dermatologista Deise Cavallieri, coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, acrescentando que o tratamento dura de seis meses a um ano e que o medicamento é doado pela Secretaria de Saúde. Atualmente o programa atende a três pacientes. O número está dentro da meta da Organização Mundial de Saúde, de ter um caso de hanseníase para cada dez mil habitantes.

A doença: sintomas e tratamento

Causada pelo bacilo de Hansen, a hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. É transmitida através de tosse e espirro da pessoa doente e que ainda não recebeu tratamento.

Os principais sintomas são manchas na pele com perda ou alteração de sensibilidade, áreas de pele seca e com falta de suor, sensação de formigamento, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, diminuição da força muscular, úlceras e nódulos no corpo, entre outros.

O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a até mais de dez anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que são evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. O tratamento é gratuito e feito nos postos de saúde, podendo durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. Não é necessário o isolamento do paciente. Os remédios são distribuídos de graça e devem ser tomados em casa e uma vez por mês na unidade de saúde.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui