Teresópolis toda na Internet

 

 

UPA tem apoio de estudantes

Medicina do Unifeso reforça Unidade

Foto: Unifeso
Teresópolis, 25/09/2012 - Começou em agosto a inserção de estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h de Teresópolis.

Na unidade, acadêmicos a partir do sexto período têm a oportunidade de acompanhar o atendimento em diversas áreas, determinadas de acordo com o grau de desenvolvimento em que o aluno se encontra no curso.

Entre elas estão Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e classificação de risco, atendimentos que vão de um nível de complexidade mais baixo até o nível mais alto.


O professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, destaca que a instalação da UPA hoje representa uma nova realidade na cidade, um novo cenário onde surge uma necessidade de atuação para os acadêmicos, por isso a Instituição procurou a unidade para firmar parceria. “Fomos muito bem recebidos e, através de diversas reuniões, estamos desenvolvendo o desenho desta inserção dos estudantes”, apontou o professor, satisfeito com os resultados obtidos neste primeiro mês de atuação.

“A população que recebe o atendimento na UPA agora conta com um novo acolhimento ao ter a presença destes estudantes acompanhando os profissionais durante os procedimentos. É um ganho para a Instituição, que tem um campo de prática mais amplo, e para a UPA é uma parceria que só traz melhorias”, salientou odiretor geral da UPA, Karlucio de Souza Amaral.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, e em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências. Um campo que está proporcionando à estudante Rafaela Neto, do curso de Medicina do UNIFESO, uma nova ótica da emergência.

“Temos a chance aqui de colher todo o histórico do paciente, desde quando ele chega na emergência até o diagnóstico. Como muitos deles são encaminhados para o HCTCO (Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano – referência regional em todas as áreas) onde também atuamos, podemos assim continuar observando o caso deste paciente. Acho que este é um grande aprendizado de prática, muito importante para nossa formação”, avaliou a acadêmica.

Fonte: UNIFESO - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui