Teresópolis toda na Internet

 

 

Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Comissão seleciona trabalhos de alunos


Professora Simone de Souza Fernando com as integrantes da Comissão que seleciona os trabalhos para a Olimpíada de Língua Portuguesa - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 20/09/2012 - Orientada por técnicos da Secretaria Municipal de Educação, uma comissão de professoras vem se reunindo na Biblioteca Municipal para selecionar os trabalhos que representarão Teresópolis na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social tem coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e do Canal Futura.

A Olimpíada acontece a cada dois anos e, em anos pares, realiza um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas do país.

Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias Poema – 5º e 6º anos EF; Memórias – 7º e 8º anos EF; Crônica – 9º ano EF e 1º ano EM; e Artigo de opinião – 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e à distância, além de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Segundo a professora Simone de Souza Fernando, técnica da Secretaria de Educação, o potencial pedagógico do projeto é muito importante, pois viabiliza várias oportunidades de trabalhos textuais em sala de aula. “O material disponibilizado para a Secretaria permite aos professores realizarem sequências didáticas dentro de um período determinado pela organização da Olimpíada, motivando a participação dos alunos em uma competição de nível nacional”, diz Simone.

A seleção dos trabalhos que vão representar Teresópolis na Etapa Estadual segue uma criteriosa avaliação, e é feita a partir dos textos já previamente selecionados pelas escolas municipais e estaduais. As técnicas que fazem parte dessa comissão, professoras Sonia Regina Oliveira, Elizabeth do Amaral e Celina de Moraes e Silva, estão avaliando cerca de quatrocentos textos nas quatro categorias que disputam a Olimpíada.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui