Teresópolis toda na Internet

 

 

Congresso Nacional de Gestão Ambiental

Pesquisas da Engenharia do Unifeso

Estudantes de engenharia do Unifeso - Foto: Unifeso
Teresópolis, 11/09/2012
- Dez estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) tiveram seus trabalhos aprovados no III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que será realizado de 19 a 22 de novembro em Goiânia (GO).

O tema central do encontro trata da Gestão Ambiental nos Biomas Brasileiros.

Seis estudantes do sétimo período levarão ao evento trabalhos de pesquisa de campo sobre os impactos ambientais negativos nos bairros atingidos pelas chuvas, desenvolvidos na disciplina Núcleo de Atividades Integradas (NAI), sobre a orientação da professora Catia Farias.

A expectativa do estudante Danilo Gallo dos Santos é compartilhar as experiências adquiridas no curso. Ele vai apresentar em forma de pôster o trabalho “Impactos socioambientais advindos das chuvas locais em áreas naturalmente instáveis ocupadas irregularmente no município de Teresópolis-RJ”, que tem o objetivo de inspecionar as áreas que sofreram escorregamentos de massa, identificadas como instáveis, com fragilidade, instabilidade e inclinações superiores aos limites protegidos pelo código florestal, bem como as de inundações ocorridas mais especificamente na região urbana de Teresópolis em decorrência das chuvas de 12 de janeiro de 2011 e de 8 de abril de 2012.

Já os estudantes do oitavo período apresentarão resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica do Programa PICPE da Instituição. O trabalho trata do estudo dos solos relacionados aos movimentos de massa no município. Entre eles está a estudante Natasha Martins de Melo com a pesquisa “LABOGEO: Laboratório Geoambiental no UNIFESO – Diagnóstico Ambiental dos Solos do Município de Teresópolis - RJ”, que visa fornecer material didático para a formação de Laboratório de Classificação de Solos instáveis, de forma interativa e de análise de riscos ambientais, bem como propor medidas de minimização e prevenção de impactos ambientais negativos relacionados ao uso e ocupação desordenada dos solos urbanos e também sobre os danos ambientais por erosão hídrica.

Para a acadêmica, “submeter um projeto a um Congresso no âmbito nacional e o mesmo ser aceito para a apresentação oral, é uma grande satisfação e haverá, com certeza, uma grande troca de conhecimentos e informações, ainda mais para uma futura profissional em Engenharia Ambiental e Sanitária”, observa Natasha.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui