Teresópolis toda na Internet

 

 

Educação Municipal faz 'leiturização'

Atividade fora do espaço escolar


Teresópolis, 04/09/2012
- Em parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e Defesa Civil, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi (Venda Nova), alunos da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de participar de momentos de leiturização através da narrativa oral dos contos populares, leitura integral, fragmentos e poesias de autores nacionais.

O objetivo é desenvolver o interesse pela leitura e assuntos pertinentes à formação cultural brasileira. Os encontros, que acontecem no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi, fazem parte do projeto Canta enquanto Conta, que nasceu da necessidade em se adequar algumas práticas pedagógicas à formação do cidadão leitor.

Nos encontros, o projeto Canta enquanto Conta atende por agendamento as unidades escolares das primeiras séries do Ensino Fundamental num circuito de atividades com duração de cerca de duas horas, ministradas por uma dupla de dinamizadores, contador e cantador, capacitados para contação de histórias e outras atividades.

Para a diretora da Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha, em Providência, que participou do projeto com 42 crianças no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a atividade se mostrou extremamente válida. “O fato de sair do espaço físico escolar já acrescenta muito, permite um trabalho multidisciplinar que chama muito a atenção deles. Existe todo um encantamento que possibilita a eles adquirirem novas percepções”, conta a Diretora Isabel Costa.

Nos eventos, com transporte conseguido através de uma parceria com a Viação Teresópolis, os estudantes, acompanhados de seus professores e equipe de apoio da escola, se dirigem ao local onde a dupla de dinamizadores dá início ao circuito de atividades do projeto. Entre elas, contação de história, exibição de vídeo, atividades plásticas e musicais e roda de leitura. Os temas e histórias dinamizados nos polos são variados e fazem referência a assuntos pertinentes à atualidade.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui