Teresópolis toda na Internet

 

 

Continuam obras do Estado na cidade

Muros de contenção e limpeza de rios

Muro de contenção no Caleme - Foto: Davi Almada
Teresópolis, 31/08/2012
- Continuam em andamento em Teresópolis importantes obras do Governo do Estado, através do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), como a construção do muro de contenção às margens do Rio Paquequer, na altura do Ginásio Pedrão, com previsão de término para daqui a 15 dias, e o desassoreamento dos rios Príncipe e Imbuí, que percorrem desde o Campo Grande até a Cascata do Imbuí.

Outra obra do estado, sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Obras, em Teresópolis é a construção do muro de contenção na Rua dos Canários, no Caleme, que ficou pronto. O muro de contenção que está sendo construído às margens do Rio Paquequer, na altura do Ginásio Pedrão, tem 44 metros de extensão e deve ficar pronto dentro de 15 dias.

“A necessidade de fazer esta obra foi confirmada por um estudo da Coppe/UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e de Engenharia), após a chuva de 6 de abril, quando o muro que existia no local. O levantamento da Coppe também apontou outros trechos do Paquequer que precisam de intervenções e estes também estão no nosso cronograma”, informou o engenheiro de obras do Inea, João Grilo, acrescentando que no local também está sendo construída uma caixa coletora de águas pluviais, que vai melhorar a vazão das águas das chuvas na avenida principal da cidade.

Com 150 metros de altura, o muro de contenção no Caleme, que está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Obras, tem um paredão de concreto de 12 metros e uma vegetação rasteira no restante do barranco, o que naturalmente firmará a terra evitando novos deslizamentos. Também foram instaladas canaletas para melhor escoamento das águas das chuvas.

Obras rios Príncipe e Imbuí
Desassoreamento, redimensionamento da calha e revestimento dos taludes dos rios Príncipe e Imbuí - Foto: Davi AlmadaNas obras dos rios Príncipe e Imbuí, além do desassoreamento, continuam sendo feitos serviços de redimensionamento da calha dos rios e revestimento dos taludes com material pré-moldado de concreto em alguns trechos e, em outros, com biomanta, que garante mais estabilidade dos taludes, evitando assoreamento e desmoronamentos.

“Estamos fazendo um trabalho para que o rio volte ao seu curso original. Vamos aumentar a sua capacidade de vazão, reduzindo o risco de inundações. Também estamos construindo muros de contenção e demolindo casas que estão dentro da área de exclusão e que foram demarcadas e já tiveram finalizadas as negociações com os proprietários. Além disso, estamos fazendo o reflorestamento de áreas em que conseguimos finalizar o processo de desapropriação”, destacou João Grilo.

As famílias cujas casas foram demarcadas podem optar por receber uma indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de Aluguel Social enquanto aguardam a construção do condomínio habitacional pelo poder público; ou se inscrever no programa de compra assistida, no qual recebem o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só pode ser aplicado na compra de nova moradia.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui