Teresópolis toda na Internet

 

 

Estudante nos passos de Charles Darwin

Aluno de Ciências Biológicas do Unifeso

Foto: Unifeso
Teresópolis, 21/08/2012
- Do dia 18 a 22 de julho, o estudante Raul Marques Pisno, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) esteve no município de Barra de São João, onde observou aspectos interessantes da região, devidos tanto a fenômenos naturais como à ação do homem.

Na localidade ele se informou sobre a passagem do naturalista Charles Darwin, registrada no livro “Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo”. “A cidade tem uma mescla histórico-natural interessante. Na rua conhecida como Beira Rio é possível fazer uma viagem no tempo e mergulhar no mundo conhecido por Darwin, com casas dos séculos XVII e XVIII à beira do rio São João que dão um clima bucólico ao lugar”, retratou o estudante.

Além dos fatores históricos, o estudante também observou a região com o olhar de um biólogo, e logo percebeu a troca de nutrientes entre o Rio São João e mar. “Na cheia o rio invade o mangue muito bem preservado e, quando as águas retornam, levam nutrientes que abastecem o rio e são levados para o mar”, notou. Segundo ele, o potencial de estudo não se restringe ao rio, “existe ainda o morro de São João que conta com uma grande área preservada com grande potencial geológico, já que se trata de um vulcão extinto a pelo menos 65 milhões de anos”, reiterou, destacando ainda a fauna muito rica e abundante de crustáceos, peixes, aves, répteis e mamíferos.

O acadêmico também atentou aos pontos negativos. “Apesar da exuberância natural, o lugar tem também seus defeitos: é possível ver ao longo do rio áreas onde o mangue foi substituído por casas e pasto, e o quanto as áreas que foram transformadas em pasto são frágeis, já que sempre que o rio sobe e leva pequenas ‘ilhas’ que se soltam com o recuo das águas”, reparou Raul.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui