Teresópolis toda na Internet

 

 

Jopete - Jogos das Pessoas Especiais

Motivação e superação de 159 atletas

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 21/08/2012
- Superação foi a principal marca dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis (Jopete), realizado no domingo, dia 19/08, no Várzea Futebol Clube.

Jogos de pessoas especiais, não por elas terem algum tipo de deficiência, mas especiais por emanarem felicidade e possuírem sorrisos puros e cativantes. Uma competição onde o importante não é ganhar o primeiro, segundo ou terceiro lugar, mas completar a prova, interagir e se superar. Esta é a verdadeira vitória.

Atletas portadores de deficiências intelectual, auditiva, visual e física participaram de diversas modalidades durante toda a manhã de domingo.Deficientes auditivos na prova de arremesso de pelota - Foto: Marco Esteves

As atividades disputadas foram corrida de 100m e 50m; caminhada de 25m; arremesso de peso; arremesso de pelota; bola à cesta; salto em distância; salto sem corrida; zig zag livre; chute a gol; cabo de guerra; voleibol especial; dama; e dominó. Ao todo, participaram da competição 159 esportistas.

Competidores da caminhada de 25 metros, os irmãos Genilson e Evandro Siqueira da Silva conquistaram as medalhas de ouro e prata da prova. “Sempre praticamos esportes juntos. Estamos felizes porque vamos levar duas medalhas para casa hoje”, disse Genilson. Rian de Andrade, de 11 anos, é cadeirante e venceu a disputa da corrida. “É a primeira vez que ganho uma medalha. Estava muito confiante que venceria e agora estou muito contente”, vibrou o menino.

Bruno Tavares não queria participar da competição, mas acabou disputando duas modalidades e levando uma medalha. “Tirei o segundo lugar na bola ao cesto e também disputei o chute a gol. Não quero mais deixar de participar dos jogos”, afirmou.

O Jopete é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta com a participação de estudantes assistidos pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Síndrome de Down (Assind) e atletas inscritos pela Liga Teresopolitana de Desportos - LTD. O programa esportivo tem como principal objetivo a integração das pessoas que têm deficiência com a população, além de servir como preparação dos para-atletas de Teresópolis para a Olimpede - Olimpíada da Pessoa Deficiente, que acontecerá em setembro, em Volta Redonda.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui