Teresópolis toda na Internet

 

 

Educação é a 3ª melhor do Estado

Escolas superam médias do Ideb

A professora Carla Rebello, Diretora do Departamento Pedagógico da SME, comemora com as Diretoras do Colégio Antônio Santiago - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 17/08/2012
- A Educação em Teresópolis está em alta. Segundo os dados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – divulgados pelo Ministério da Educação – MEC – na última terça-feira, 14, a avaliação da cidade subiu, chegando à terceira posição estadual no primeiro segmento e mantendo a pontuação no segundo. Além disso, escolas de Teresópolis alcançaram média superior às metas estipuladas pelo MEC e nenhuma foi listada entre as piores do Estado.

O Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos.

No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A professora Carla Rebello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria, ressaltou que além da ótima colocação da Educação Municipal no ranking estadual, algumas escolas municipais cresceram acima das metas estabelecidas pelos indicadores do Ideb. “Algumas escolas de Teresópolis superaram as expectativas do MEC nesta avaliação, como é o caso da Escola Municipal Dorvalino de Oliveira, no Meudom. Sua meta, segundo os indicadores do Ideb seria de 3,6 e sua nota foi de 6,2. Ou seja, um crescimento bem acima da média projetada pelos índices do Ideb”, comemora Carla.

Outras escolas da Rede Municipal de Teresópolis que ficaram em destaque nesta avaliação foram: Escola Municipal Irene Santanna do Valle (Pimentel) com crescimento de 59%, Escola Municipal Amaury Amaral (Fonte Santa) com crescimento de 43%, Escola Municipal Rotary (Pimenteiras) com crescimento de 37% e Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarany) com crescimento de 32%. Todas essas unidades escolares superaram as médias estipuladas pelos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Algumas escolas municipais ainda conseguiram destaque entre o ranking das Melhores Escolas do Estado, como o caso da Escola Municipal Antônio Santiago, no Alto, que ficou na 16ª posição em todo o Rio de Janeiro, alcançando a nota de 7,3. Outras escolas de Teresópolis bem colocadas foram a Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, em Imbiú, e Ginda Bloch, no Alto.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui