Teresópolis toda na Internet

 

 

Ministro alemão esteve na cidade

Grupo visitou Parque em Teresópolis

No cume da Pedra da Tartaruga: Coordenadora do Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” da Agência Alemã para a Cooperação Internacional, Ingrid Prem, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e o Ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Goriben - Foto: AssCom PMT
Teresópolis, 26/06/2012
- No último sábado, 23/06, o Ministro do Meio Ambiente da Proteção da Natureza e da Segurança Nuclear da Alemanha, Norbert Goriben, esteve em Teresópolis com o objetivo de conhecer as áreas afetadas pela catástrofe de 2011. Ele também visitou o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que contou com recursos do Governo Alemão na sua fase inicial de implantação.

Foi a segunda visita feita por comitiva alemã ao município. No dia 19 de junho, aproveitando a passagem ao Brasil para a Conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, parlamentares alemães estiveram em Teresópolis para conhecer ações de preservação ambiental desenvolvidas no município.

O grupo, com cerca de 10 pessoas, entre parlamentares, acompanhantes e tradutor, foi recebido na Prefeitura pelo Prefeito Arlei e depois seguiu um cronograma de visitas aos locais da cidade que foram afetados pela tragédia de janeiro de 2011 e à áreas de preservação, como o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque nacional da Serra dos Órgãos.

Fizeram parte da comitiva deste final de semana o Chefe da Divisão de Proteção de Recursos Naturais do Banco Alemão de Desenvolvimento, Peter Hilliges; a Coordenadora do Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” da Agência Alemã para a Cooperação Internacional, Ingrid Prem; o professor Jan Borner, do Centro de Investigação para o Desenvolvimento em Bonn e do Centro de Investigação Florestal Internacional; o Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, Carlos Augusto Klink; e a Gerente do Departamento de Áreas Protegidas do MMA, Giovanna Palazzi.

A visita teve dois momentos distintos. O primeiro foi a realização de palestra, no Hotel Alpina, sobre o tema “Introdução e discussão sobre os desafios no âmbito da proteção do clima e da biodiversidade”. Em seguida, aconteceu a visita ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, onde o grupo foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e pelo Subsecretário, André de Mello. O passeio pela Trilha da Tartaruga foi acompanhado ainda pelo Administrador do Parque, Paulo Sérgio Bandeira, e equipe.

O Ministro Norbert Goriben fez perguntas sobre os recursos destinados à manutenção do Parque que possam assegurar a continuidade e a sustentabilidade de projetos que eventualmente sejam financiados pelo Governo Alemão. Em resposta, o Secretário Roberto Silva apontou como fonte de manutenção do Parque os recursos oriundos do ICMS Verde.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui