Teresópolis toda na Internet

 

 

Alunos aprendem ciência brincando

Unifeso no 3º Anima Terê

3º Anima Terê - Foto: UNIFESO
Teresópolis, 05/06/2012 - Uma parceria entre o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e a Secretaria Municipal de Educação, rendeu a estudantes e professores das redes pública e particular de ensino a oportunidade de aprender, de forma lúdica, um pouco mais de Matemática e Computação utilizando simulações, animações e jogos no 3º Anima Terê – Festival Municipal de Animação.

Realizado de 29 de maio a 1º de junho no Ginásio Pedrão, o evento teve com objetivo utilizar para este público a linguagem de animação como recurso pedagógico. “A ideia é mostrar a ciência brincando”, apontou o professor Nelson Machado Barbosa, coordenador do curso de Ciência da Computação, que levou trabalhos na área de computação gráfica desenvolvidos no Laboratório Star One pelos estudantes do curso.

Um tour virtual 3D na Estação Terrena de Guaratiba, passeio no Campus Sede do UNIFESO e um vôo de helicóptero pelas áreas atingidas pela chuva de janeiro de 2011 mostrando o antes e o depois estavam entre as atrações. O estudante Marlon Silva de Lima, do quarto ano da Escola Maria da Glória Gonçalves, revelou seu interesse em aprender como criar softwares. “São muito legais estes jogos, gostaria de saber como se faz”, disse.

Estudantes dos cursos de Matemática e Ciência da Computação se revezaram para auxiliar o atendimento às crianças durante o evento, sob a supervisão dos professores Paulo Roberto Castor Maciel, do curso de Matemática; José Roberto de Castro Andrade e Nelson Barbosa, da Ciência da Computação.

De acordo com a estudante Cristiane Couto da Silva, do quinto período do curso de Matemática, entre as propostas do curso estavam alguns softwares com animações. “Temos alguns poliedros, figuras geométricas em 3D, jogos de labirinto que na verdade são uma tabuada, entre outros. Este é um caminho para mostrar que se pode aprender Matemática de uma forma mais divertida, fora do papel, caneta e números”, explicou a acadêmica.

Fonte: UNIFESO - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui