Teresópolis toda na Internet

 

 

Prefeitura realiza o 3° Anima Terê

Festival Municipal de Animação


O Anima Terê fez sucesso em 2011 - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 17/05/2012
- A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1° de junho o 3º Anima Terê - Festival Municipal de Animação, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

Através de oficinas de massa de modelar, desenho animado, pixilation e modelagem gráfica, cerca de sete mil alunos e professores das redes pública e particular de ensino de Teresópolis terão a oportunidade de utilizar a linguagem de animação como recurso pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem.

Utilizar a tecnologia como mediadora da aprendizagem, proporcionando aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, é uma das metas do 3° Anima Terê.

Este ano, entre novidades na estrutura e mais recursos cenográficos, a parceria com o Unifeso garantirá a realização de oficinas de Matemática, voltadas para os professores a partir de softwares específicos de simulações, animações e jogos. Outra novidade vai ser a participação do grupo de contação de histórias Canta Enquanto Conta, da Secretaria, que auxiliará na criação de histórias durante as oficinas de pixilation.

Organização

Com o Ginásio Pedrão dividido em ilhas onde funcionarão as diferentes oficinas, os estudantes de Teresópolis poderão criar seus próprios projetos durante o evento. Para Ana Geanette e Anderson Mota, da equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, a utilização da linguagem de animação viabiliza novas possibilidades de aprendizagem. “Neste evento, conseguimos promover a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e da criação artística”, explicam.

O 3º Anima Terê funcionará das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1° de junho, no Ginásio Pedrão, e o agendamento para visitação e participação das escolas pode ser feito através do telefone (21) 3642-1822 com Ana Geanette ou Bernadete Duarte.

Oficinas oferecidas

Animação em Massa de Modelar – Neste tipo de animação chamada Stop Motion, são distribuídas massas de modelar para a composição de personagens e cenários, que darão vida a um texto já conhecido pelos alunos;

Animação em Desenho – Outra modalidade de Stop Motion, nesta animação os alunos criam personagens e com as orientações dos auxiliares de mesa tornam o desenho animado;

Animação em Pixilation – Essa oficina é uma criação de personagens onde as próprias crianças se utilizam de fantasias e criam histórias onde elas mesmas atuam em cenários previamente montados;

Oficinas de Matemática – Estudantes do Unifeso desenvolverão atividades envolvendo simulações, animações e jogos a partir de softwares específicos;

Modelagem Gráfica e Simulações – O Unifeso apresentará, nos dias 30 e 31 de maio e 1° de junho, exemplos de modelagens gráficas e simulações interativas, desenvolvidas com a participação de alunos do Curso de Ciência da Computação. Os visitantes poderão utilizar os aplicativos, comandando, por exemplo, um helicóptero em vôo sobre uma região de Teresópolis atingida pelas chuvas de janeiro de 2011.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui