Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto para os resíduos sólidos

Teresópolis sedia reunião do Comitê Piabanha

Reunião do Comitê Piabanha - foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 18/04/2012
- Teresópolis foi sede, nesta terça, 17/04, da 28ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto, realizada no auditório da Cedae, na Várzea.

Representaram a Prefeitura de Teresópolis no encontro o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente, André de Mello, e o Assessor Raimundo Lopes.

Durante a reunião, foi apresentado e aprovado o relatório final da oficina de planejamento do Comitê Piabanha, que passa a ter um documento norteador de suas ações para os próximos dois anos.


Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê Piabanha é o fórum onde são debatidas as questões referentes à gestão da água. Tem como função deliberar sobre a aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento do uso da água pelas grandes empresas localizadas nos dez municípios de sua abrangência. Composto por representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público, tem como área de atuação os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.

Projeto de gerenciamento de resíduos sólidos

Elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos recebeu a anuência do Comitê Piabanha e agora aguarda aprovação do Ceivap (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). O projeto integra o Plano Municipal de Saneamento Básico, que é composto por quatro vertentes: abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. Somente com o plano finalizado o Município, a partir de 2013, estará apto a receber recursos federais e operar o sistema.

Reunião extraordinária do Comitê Piabanha está marcada para o dia 22 de maio, para renovação do seu Diretório Colegiado. Atualmente, o Comitê é presidido por José Carlos Porto, de Teresópolis, representante da Cedae. Desde a primeira gestão do colegiado, há seis anos, o município faz parte do colegiado.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui