Teresópolis toda na Internet

 

 

Eventos do Dedo de Deus são cancelados

Celebração será em data futura

Exposição 'Páginas da História do Dedo de Deus' - Foto Claudio Furtado
Teresópolis, 10/04/2012
- Em virtude das fortes chuvas que caíram em Teresópolis na última sexta-feira, 6/04, foram canceladas as atividades que estavam programadas para o fim de semana dentro do evento 'Dedo de Deus – 100 anos da conquista'.

Promovido pela Prefeitura de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o evento teve início no dia 3 de abril, em comemoração ao centenário da escalada, símbolo nacional do montanhismo, e terminaria neste domingo, 8, com uma missa em Ação de Graças, lembrando a grande aventura dos teresopolitanos José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio Oliveira, responsáveis pela escalada que culminou na conquista da montanha em 1912.

“Diante dos acontecimentos inesperados por conta das fortes chuvas, o Prefeito Arlei entendeu que não era momento de comemoração. Embora a data tenha grande importância histórica não só para Teresópolis, mas para todo o montanhismo brasileiro, o Prefeito optou pela suspensão da missa especial em Ação de Graças, que seria realizada no domingo, 8, encerrando o evento. Futuramente, será estudada e definida nova data para a celebração”, explicou o Secretário de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho.

O evento 'Dedo de Deus – 100 anos da conquista' contou com uma série de atividades. Na terça-feira, dia 3, foi exibido o documentário 'Caminho Teixeira', seguida de palestra com o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Marcello Medeiros. Na quarta-feira, dia 4, a programação continuou com a abertura da exposição 'Dedo de Deus – Inspiração e Arte', montada na galeria da Casa de Cultura, com trabalhos da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte), em homenagem à conquista do pico. Também na quarta-feira, o público conferiu a mostra itinerante 'Páginas da História do Dedo de Deus', com textos, fotos e documentos do Pró-Memória Teresópolis, que agora está exposta no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Na quinta-feira, 5, outra exposição foi aberta sobre o tema, desta vez, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. Montada no primeiro piso da casa, a mostra 'Dedo de Deus - 100 anos da conquista' conta com paineis ilustrativos, documentos originais e objetos. E no sábado, dia 7, foi realizada cerimônia no auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com mostra de filmes de montanhismo, homenagens a diversos alpinistas e a abertura da exposição histórica do Dedo de Deus.

A programação do evento incluiria ainda escaladas no sábado, 7, pela manhã, no Complexo do Dedo de Deus, subida ao Dedo de Deus no domingo, dia 8, com realização de culto ecumênico, e missa em Ação de Graças às 15h do mesmo dia, com a participação da Orquestra Camerata Thereza Christina, no Centro de Informações Turísticas, no Soberbo. Contudo, em função das fortes chuvas do dia 6, esta parte da programação foi cancelada.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui