Teresópolis toda na Internet

 

 

Projetos de tratamento de esgoto

Ministério Público convoca reunião


Subsecretário Estadual Antonio da Hora - Foto: Davi AlmadaTeresópolis, 03/04/2012
- A apresentação dos projetos básicos da rede coletora de esgoto sanitário, estações de tratamento e destino final dos efluentes sanitários da Fonte Santa, Granja Guarani e Quebra Frascos foi o tema do encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 02/04, no Teatro Municipal.

Os projetos são fruto de demandas aprovadas em 2010 pelo Orçamento Participativo da Prefeitura de Teresópolis. O objetivo foi o detalhamento dos projetos, por parte da empresa responsável, e o esclarecimento de dúvidas dos moradores dos bairros atendidos.

“A discussão desses projetos deve ser feita para que os representantes dos conselhos municipais e da sociedade civil tomem conhecimento, analisem e deem suas sugestões, pois a empresa não conhece as particularidades de Teresópolis”, destacou a promotora de Justiça Anaiza Malhardes".

Convocada pelo Ministério Público Estadual, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Planejamento, do Comitê de Bacias dos Rios Piabanha, Paquequer e Preto, além da participação dos presidentes e diretores das associações de moradores dos três bairros.

As principais dúvidas estavam relacionadas às áreas não contempladas pelo projeto e os locais onde serão instaladas as estações de tratamento de esgoto. Também foram feitos questionamentos sobre os motivos do não acompanhamento da elaboração do projeto por parte dos integrantes do Comitê de Bacias.

Durante o encontro, o Subsecretário Estadual de Projetos e Intervenções Especiais da Secretaria Estadual do Ambiente, Antonio da Hora, assegurou que para a elaboração dos projetos foram feitas visitas a campo por técnicos da empresa contratada, da SEA, do Inea e do Comitê de Bacias, com acompanhamento de representantes das associações de moradores dos três bairros. “Os projetos foram feitos para atender as solicitações do município. Se o município achar que devem ser feitas ligações adicionais para atender as áreas não contempladas, buscaremos recursos para que isso aconteça, desde que seja possível tecnicamente”, garantiu Antonio da Hora.

“Que sejam listadas as imperfeições e inconsistências nos projetos apresentados e encaminhadas, através de ofício, para a Secretaria Estadual do Ambiente”, completou a Superintendente de Articulação Institucional da SEA, Denise Lobato. Na época da aprovação da construção das estações de tratamento, Denise era Secretária Municipal do Orçamento Participativo e Relações Comunitárias do prefeito Jorge Mario.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui